Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
13:09:21
informe o texto

Notícias / Judiciário

05/02/2020 às 11:48

MP cita descaso e aciona Justiça para que Cuiabá assuma casarão da Gráfica Pepe

Casarão histórico desabou em 2019 mas ninguém se responsabilizou pelo espaço

Camilla Zeni

MP cita descaso e aciona Justiça para que Cuiabá assuma casarão da Gráfica Pepe

Foto: Reprodução

O Ministério Público de Mato Grosso (MP) acionou a Prefeitura de Cuiabá para que ela assuma o antigo casarão onde funcionou a Gráfica Pepe, no centro histórico do município. O prédio, construído no século XIX e tombado como patrimônio histórico desde 1993, teve parte da estrutura desmoronada em janeiro de 2019, depois de uma intensa chuva durante a madrugada do dia 29.

O promotor de Justiça Carlos Eduardo Silva, do Núcleo de Defesa do Meio Ambiente e da Ordem Urbanística, já acompanhava o caso e foi o responsável pela ação.

Ele destacou à Justiça que, na época dos acontecimentos, passou a apurar as responsabilidades e avaliar as medidas a serem tomadas para a conservação e a reconstrução do prédio. 

Familiares do antigo dono do local chegaram a conversar com o MP e o Iphan, mas garantiram que não tinham a intenção de preservar o espaço.

Por sua vez, quando foi acionada, a prefeitura também teria se limitado a informar que se tratava de uma área particular e que não poderia fazer nada.

Para o promotor, porém, o município deveria agir para tentar assumir o prédio vago, em conjunto com o Iphan. Isso considerando o interesse público para a conservação e a recuperação do prédio, "com seu valor intrínseco para a memória cuiabana".

Como a prefeitura não tomou a atitude esperada, o MP a acionou a Justiça. O órgão pede que seja determinado o prazo de 10 dias para que o município assuma o prédio provisoriamente. Ainda, que seja imposto o dever de zelar pelo estado físico do casarão e promover as medidas de conservação necessárias, conforme orientações do Iphan.

Outro lado

Em nota enviada ao Leiagora, 
Prefeitura de Cuiabá informou que não tem responsabilidade sobre o casarão, e que cabe ao Iphan notificar os proprietários para que as providências necessárias sejam tomadas. 

Uma nota atualizada foi enviada à reportagem por volta das 17h20 desta quarta-feira (5). Nela, a Prefeitura informa que o secretário de Cultura, Francisco Vuolo, estave no MP e agendou um encontro com o Iphan para analisar o caso

Confira na íntegra:


Sobre ação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE) com relação ao casarão onde funcionou a Gráfica Pepe, localizado na rua 7 de Setembro, Centro de Cuiabá, a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo informa que: 

- O Município não tem responsabilidade sobre o casarão, que sofreu um desmoronamento em janeiro de 2019, pois se trata de um imóvel particular. 

- O tombamento dos imóveis no Centro Histórico é realizado pelo Governo Federal. 

- Portanto, cabe ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) realizar a notificação aos proprietários para as devidas providências de manutenção e restauração. 

- Nesta quarta-feira (5) o titular da Pasta, Francisco Vuolo, realizou visita de cortesia ao promotor responsável pelo caso, Carlos Eduardo Silva.

- No encontro ficou estabelecido que uma reunião será agendada entre MPE, Município e IPHAN para dialogar sobre as possíveis soluções para o caso. 

- Uma das propostas diz respeito à fonte de recursos, seja por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) ou de parceria com a iniciativa privada para a restauração do imóvel. 

- Lembrando que tal providência só será considerada caso os proprietários abram mão do imóvel.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet