Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
08:52:43
informe o texto

Notícias / Política

09/02/2020 às 11:07

Em ano com duas eleições, deputados ‘fogem’ de projetos polêmicos

A reforma da Previdência não tem como fugir, os parlamentares têm que votar.

Camilla Zeni

Em ano com duas eleições, deputados ‘fogem’ de projetos polêmicos

Foto: JLSiqueira/ALMT

Parece que deputados da Assembleia Legislativa não querem se indispor nem com o governo e nem com a população, diante de um ano marcado por duas eleições.

Projetos de grande relevância e que geram intensos debates, como a Reforma da Previdência e o Cota Zero, vão sendo empurrados até que não haja escapatória nos prazos legais. 

No caso da previdência, o prazo estipulado pelo Governo Federal para aprovação das medidas estaduais termina no fim de julho. No caso do Cota Zero, não se sabe.

O projeto prevê a proibição da pesca e transporte de peixes nos rios de Mato Grosso pelos próximos dois anos e tem gerado debates acalorados desde que foi ventilado.

Recentemente o líder do governo na Assembleia, deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM), pediu a elaboração de um estudo sobre os impactos e a necessidade do projeto (o que o governo já deveria ter enviado pronto, aliás). Isso, segundo o presidente da Casa, Eduardo Botelho (DEM), vai atrasar a análise da matéria. O que é conveniente, afinal evita o desgaste com a população.

Em entrevista à imprensa nessa semana, o presidente do Parlamento garantiu que não haveria possibilidades do projeto ser votado sem o resultado final do estudo. Contudo, a análise sequer teria começado.

E se normalmente deputados estaduais costumam esvaziar o plenário para não votar projetos importantes, com a primeira campanha eleitoral começando em março, e a segunda em agosto, aí é que não deve haver quórum para votação mesmo.

Já a reforma da Previdência não tem como fugir. Os parlamentares têm que votar.

No entanto, espera-se novamente sessões tumultuadas como no fim do ano e em janeiro deste ano. E aí é possível que alguns os parlamentares mudem de lado para evitar desgaste com servidores que representam uma boa parcela do eleitorado. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet