Cuiabá, quarta-feira, 08/04/2020
14:02:22
informe o texto

Notícias / Judiciário

07/02/2020 às 14:28

Justiça Eleitoral designa juízes e estabelece normas para eleição de novo senador

Pleito suplementar vai ser realizado no dia 26 de abril, para preencher vaga deixada por Selma

Camilla Zeni

Justiça Eleitoral designa juízes e estabelece normas para eleição de novo senador

Foto: Assessoria

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) aprovou as normas para as representações, reclamações e pedidos de resposta referentes a eleição suplementar para vaga de senador, marcada para o dia 26 de abril.

Conforme o documento, que consta no Diário Oficial desta sexta-feira (7), os juízes auxiliares do TRE é que serão os responsáveis por analisar as demandas. São eles os juízes Ciro Arapiraca, Yale Sabo Mendes e Armando Biancardini Candia.

O texto também determina que as demandas sejam enviadas pelo Processo Judicial Eletrônico (PJe), considerando a implantação do sistema na Justiça Eleitoral.

A demanda vai ser distribuída igualmente entre os magistrados, que receberão uma gratificação nos meses de março e abril pelo trabalho. O valor equivale a 18% do subsídio de um juiz federal, ou seja, cerca de R$ 5,2 mil.

Eleição suplementar
O novo pleito, extraordinário, foi marcado para o dia 26 de abril, depois que a senadora Selma Arruda, eleita em 2018, teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Ela é acusada de caixa dois e abuso de poder econômico.

No fim de janeiro, o TRE aprovou as normas para a propaganda eleitoral, permitida a partir do dia 18 de março. 

Conforme a resolução nº 2.406/2020, a propaganda gratuita vai ser veiculada três vezes por semana: às segundas, quartas e sextas-feiras.

Nesses dias, serão quatro inserções, com cinco minutos de duração. Elas vão ser divididas da seguinte forma:

No rádio, nos seguintes horários: das 7h às 7h05, das 12h às 12h05, e na televisão será das 13h às 13h05 e das 20h30 às 20h35.

As campanhas pagas pelos candidatos, porém, devem ter de 30 a 60 segundos e podem ser veiculadas todos os dias da semana. Contudo, devem ser reproduzidas das 5h à meia noite e todas não podem passar da soma total de 14 minutos.

As propagandas se encerram no dia 23 de abril.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet