Cuiabá, sábado, 20/04/2024
10:24:31
informe o texto

Notícias / Política

10/02/2020 às 10:44

Deputada de MT assina denúncia contra ministro da Educação por crime de responsabilidade

Falhas no Enem, retenção de verba no MEC e falta de decoro justificaram o pedido

Camilla Zeni

Deputada de MT assina denúncia contra ministro da Educação por crime de responsabilidade

Foto: Assessoria

Representante de Mato Grosso no Congresso Nacional, a deputada federal Rosa Neide (PT) foi uma das parlamentares que denunciaram o ministro da Educação, Abraham Weintraub, por crime de responsabilidade.

Na semana passada, cerca de 20 parlamentares enviaram ao Supremo Tribunal Federal uma denúncia na qual pediam a saída de Weintraub do governo. 

Em entrevista à Rádio Capital FM, nesta segunda-feira (10), Rosa Neide citou que foi encontrada uma quantia volumosa de recursos nas contas do MEC, que não foram repassados pelo ministro Weintraub. 

Em 2019 foi disponibilizado R$ 1 bilhão de recursos recuperados pela Operação Lava Jato. O valor deveria ter sido empenhado pelo MEC, mas não foi. 

Conforme a parlamentar, o dinheiro seria descentralizado e deveria ser disponibilizado para projetos de creches e escolas municipais. No entanto, por falta de projeto, o valor não foi aplicado.

Rosa Neide também citou mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e as inconsistências na prova de 2019. Tanto o Inep, responsável pela prova, quanto o MEC teriam sido convocados à Câmara para prestar esclarecimentos.

Denúncia


A ação foi encabeçada pelos deputados federais Tábata Amaral (PDT-SP) e Felipe Rigoni (PSB-ES). Eles foram, respectivamente, coordenadora e o relator da comissão externa que apontou falhas nas políticas públicas geridas pelo MEC.

A denúncia encaminhada ao STF foi dividida em dois eixos: um focando em infrações político-administrativas e o outro relacionada à quebra de decoro. 

É que, além de ter agido de forma contrária aos princípios da eficiência, da transparência e da impessoalidade, o ministro também faltou com respeito com parlamentares e teria até mesmo xingado cidadãos nas redes sociais.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • joana 10/02/2020 às 00:00

    é INACREDITAVEL!!!!! ate parece que na epoca do PT não aconteceram problemas

 
Sitevip Internet