Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
18:47:47
informe o texto

Notícias / Política

12/02/2020 às 11:35

Comissão de Ética acompanha relator e vota pela cassação de Abílio; VEJA VÍDEO

A análise do vereador, que apurou quebra de decoro por parte de Abílio, foi apresentado na manhã desta quarta-feira (12).

Alline Marques

Comissão de Ética acompanha relator e vota pela cassação de Abílio; VEJA VÍDEO

Foto: Leiagora

Após atraso de quase três horas devido à ausência do vice-presidente da Comissão de Ética, Vinicius Hugueney (PP), o vereador Ricardo Saad (PSDB), relator do processo, sugeriu a cassação de Abílio Junior (PSC), em seu relatório final apresentado na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Cuiabá.

A análise do vereador, que apurou quebra de decoro por parte de Abílio, foi apresentada na manhã desta quarta-feira (12), em reunião extraordinária da comissão. A sessão estava prevista para às 7h, mas foi suspensa e remarcada para às 10h, devido ao atraso do vice-presidente. Vinicius alegou ter uma entrevista marcada neste horário, por isso, chegou atrasado.

O relator apontou que as atitudes de Abilio denegriu a imagem da Câmara. 

O processo de cassação de Abílio foi instaurado em outubro de 2019, após representação do ex-vereador e primeiro suplente de Abílio, Oseas Machado. ​No pedido, o ex-parlamentar aponta excessos cometidos pelo colega no decorrer do seu mandato.

Além dos membros da Comissão de Ética e do próprio Abilio, também estão presentes na reunião os vereadores Diego Guimarães (PP), Felipe Wellaton (PV) e Wilson Kero Kero (PSL).


Atualizada às 11h42 -  Após o relator proferir o voto, a defesa de Abílio pediu a fala, mas o presidente da Comissão negou alegando se tratar de uma reunião da comissão e apenas os memebros têm a prerrogativa. 

11h44 - Abílio levou dois representantes do Tribunal de Defesa das Prerrogativas da OAB-MT, Diogo Fernando Pécora de Amorim e Otavio Gargaglione Leite da Silva. Os advogados alertaram o presidente sobre o direito à ampla defesa. Mesmo assim, Toninho de Souza negou o direito a fala por parte da defesa do parlamentar, represetada pelo advogado Carlos Rafael. 

11h45 - A defesa de Abílio quer passar um vídeo que seria referente um live feita pelo próprio Abílio na qual diz ter sido ameaçado de morte por outros vereadores. O vídeo está anexado ao processo. 

11h50 - Os membros da Comissão de Ética acompanharam o relator e votaram pela cassação de Abílio. 

11h51 - Vinicius acompanhou o voto do relator, mas ressaltou que se ele fosse o responsável pelo relatório aplicaria apenas uma sanção ao vereador. 

11h52 - Ao final, Abílio chamou o presidente da Comissão, Toninho de Souza, de capacho do prefeito. 

11h53 - Diego e Abílio alegam que os vereadores querem anular a CPI da Saúde e consequentemente a Operação Sangria.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet