Cuiabá, sábado, 19/09/2020
05:46:11
informe o texto

Notícias / Judiciário

14/02/2020 às 15:22

MP investiga ex-prefeito por suspeita de desvio de dinheiro com evento de carnaval

A prefeitura teria repassado valor para a realização do evento, mas não houve prestação de contas

Camilla Zeni

MP investiga ex-prefeito por suspeita de desvio de dinheiro com evento de carnaval

Foto: Secom-VG

O ex-prefeito de Várzea Grande Walace Guimarães é investigado pelo Ministério Público de Mato Grosso por suspeita de desvio de dinheiro público por meio de repasses para atividades culturais.

A investigação foi aberta pelo promotor de Justiça Jorge Paulo Damante Pereira, no dia 12 de fevereiro. Inicialmente o Ministério Público investigava supostas irregularidades sanitárias e administrativas em eventos promovidos pelo município. 

Contudo, durante a apuração foi identificada a possibilidade de desvio de dinheiro público por meio de um convênio firmado com a Associação de Cultura e Turismo de Bonsucesso, para a realização de uma festa de carnaval. 


O convênio, nº 11/2014, assinado pelo ex-secretário Cidomar de Arruda Velo e pelo prefeito, garantia o repasse de R$ 70 mil para a associação promover o carnaval no Distrito de Bonsucesso.

No entanto, de acordo com o MPE, a associação não teria prestado contas sobre os gastos que tiveram. No andamento processual, o promotor escreveu: “mesmo com o município cobrando a prestação de contas apenas em 2016, observamos que os gastos são efetuados pela Associação, sem contratação formal ou emissão de nota fiscal pelos prestadores”.

O promotor destacou que, em razão de ser repasse com dinheiro público, a prestação de contas seria o mínimo a ser feito.

Assim, ele pediu que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) forneça uma cópia da auditoria realizada no convênio, e a análise das contas de Várzea Grande daquele ano. O promotor também notificou o ex-prefeito e o ex-secretário, e deu o prazo de 30 dias para que se defendam sobre a investigação.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet