Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
22:12:19
informe o texto

Notícias / Política

18/02/2020 às 09:31

Abílio e Toninho levam manifestantes; cassação de vereador não entra em pauta; FOTOS E VÍDEOS

Apesar dos protestos, o processo de cassação não entrou em pauta e deve voltar a ser debatido somente após o carnaval.

Camilla Zeni

Abílio e Toninho levam manifestantes; cassação de vereador não entra em pauta; FOTOS E VÍDEOS

Foto: Camilla Zeni / Leiagora

O processo de cassação do mandato do vereador Abílio Júnior (PSC) não entrou na pauta nesta terça-feira (18). Ainda assim, a Câmara de Cuiabá esteve lotada de manifestantes favoráveis e contrários à saída do parlamentar.

Não marcava 8h quando a calçada da Câmara foi tomada por manifestantes que pediam a permanência de Abílio na Casa de Leis. Os deputados Elizeu Nascimento (DC), Xuxu Dal Molin (PSC) e Ulysses Moraes (DC) também se fazem presente na Cãmara de Cuiabá para protestar em favor do vereador Abilio.

Com faixas, inúmeros cartazes e gritos de ordem, a população cobrou uma posição contrária ao "prefeito do paletó". A alusão é feita a um vídeo, divulgado na colaboração premiada do ex-governador Silval Barbosa, no qual Emanuel Pinheiro (MDB) foi flagrado recebendo suposto dinheiro de propina.



Na semana passada, Abílio revelou suposta tentativa de barrar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Paletó, aberta na Câmara em 2018 para investigar o caso.

Já na tribuna, o presidente da Câmara, vereador Misael Galvão (PTB), afirmou que o processo de cassação de Abílio não entra em pauta nesta terça-feira. É que, pelo regimento da Casa, depois de ter sido aprovada na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, o processo tem que ser analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação. 



O vereador Wilson Kero Kero (PSL) foi o escolhido para ser relator do processo. O prazo para a análise é de 15 dias úteis.

Misael também lembrou aos vereadores que a sessão é ordinária e tem uma pauta a seguir. Isso porque Abílio e o vereador Dilemário Alencar (Pros) usaram a tribuna para se manifestar contrários ao processo de cassação.

Enquanto a sessão corria também, uma "guerra de galerias" foi travada. De um lado, cerca de 70 apoiadores de Abílio acompanhavam a sessão. Do outro, apoiadores do vereador Toninho de Souza (PSD) pediam a saída de Abílio.

Nessa segunda-feira (17), Toninho revelou que tem sofrido ameaças nas redes sociais, depois que, presidente da Comissão de Ética, votou a favor da cassação do colega parlamentar.


 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

Vídeo Relacionado

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet