Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
03:47:39
informe o texto

Notícias / Judiciário

18/02/2020 às 17:15

Conselheira pede vista e adia julgamento de Selma por quebra de decoro enquanto juíza

Briga entre Selma e ex-presidente da OAB se estende desde 2008 e já foi analisada na Corregedoria

Camilla Zeni

Conselheira pede vista e adia julgamento de Selma por quebra de decoro enquanto juíza

Foto: Reprodução/Agência Senado

Prevista para esta terça-feira (18), a análise do recurso do advogado Francisco Faiad contra a juíza aposentada e senadora cassada, Selma Arruda (Podemos-MT) foi adiada. 

A representação chegou a entrar em pauta na sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mas recebeu pedido de vista por parte da conselheira Candice Lavocat Galvão Jobim. 

O caso chegou ao CNJ em 2017, depois que Faiad, réu na Operação Sodoma, protocolou uma reclamação disciplinar contra a juíza. Na época ela atuava na 7ª Vara Criminal de Cuiabá e era a responsável pelos processos da operação. 

Segundo Faiad, Selma não teria agido com decoro quando deu entrevistas criticando os envolvidos na operação e expondo suas opiniões sobre os réus. O advogado destacou que, como juíza, ela deveria ser imparcial.

Para o ministro Humberto Martins, relator da representação, porém, o recurso de Faiad deveria ser rejeitado. Em um voto curto, ele alegou que as denúncias contra Selma como juíza teriam surgido depois que ela despontou candidata à vaga no Senado. 

O relator observou que, ao pedir sua aposentadoria, Selma teve a ficha funcional analisada e nada constava contra ela. Além disso, lembrou que a própria Corregedoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso chegou a apurar o caso e não encontrou indícios. 

“O corregedor na época observou que não existia nada contra ela. Depois que ela se aposenta, dizem que ela usou o cargo passado. Então, em razão disso, eu dou recurso administrativo improvido”, comentou o Martins.

A próxima sessão do CNJ foi marcada para 3 de março.

Rixa antiga
Apesar da representação de Faiad ter sido protocolada em 2017, a inimizade entre ele e Selma é mais antiga.

Quando presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Mato Grosso, Faiad também representou contra a juíza por um caso que chamou de nepotismo, em 2008. Naquela ocasião, Selma teria contratado o próprio marido para seu gabinete, na 6ª Vara Criminal.

Cabe lembrar ainda que, em 2019, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso declarou a nulidade de todos os atos praticados por Selma Arruda relacionados a Francisco Faiad no caso da Operação Sodoma

Os desembargadores consideraram que ficou claro que Selma já tinha impedimentos para atuar na ação de Faiad.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet