Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
19:56:13
informe o texto

Notícias / Geral

18/02/2020 às 19:38

Estudantes fazem manifestação e cobram segurança no hospital universitário da UFMT

Os alunos exigiram um posicionamento da reitora; ela, por sua vez, virou as costas e saiu

Estudantes de medicina veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) fizeram uma manifestação na tarde desta terça-feira (18). Eles cobram mais segurança no Hospital Veterinário do campus Cuiabá, alvo de roubo e ações de vandalismo desde o último fim de semana. A Reitoria da instituição suspeita que pessoas ligadas à universidade estejam envolvidas no caso.

Com cartazes estampando indignação e gritos de protesto, os estudantes saíram do bloco da Faculdade de Medicina Veterinária (Famev) e seguiram até o prédio da Reitoria. 

De acordo com os estudantes, depois do primeiro episódio de vandalismo sofrido no Hospital, eles se reuniram com a reitoria na segunda-feira (17), e pediram que um segurança ficasse de forma permanente no local.

Quando a gestora da UFMT recebeu os manifestantes na porta da Reitoria nesta terça-feira, porém, ela foi vaiada ao explicar que ainda não poderia dar uma resposta sobre o pedido. 

Segundo ela, a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2020 já foi enviada para as todas as unidades da instituição e o Conselho Universitário (Consuni) se reunirá no dia 5 de março para discutir o orçamento da UFMT.

A reitora justificou que precisou fazer um corte orçamentário grave devido a situação financeira da universidade, que desde o início de 2019 enfrenta problemas por falta de dinheiro. Contudo, ela reconheceu a baixa segurança da instituição e prometeu analisar o caso. 

Myrian também comentou que há suspeitas de que pessoas ligadas a universidade estejam envolvidas na ação criminosa. “Sabiam da ronda de três em três horas dos seguranças da UFMT. Entraram em lugares que não tinha câmera de filmagem e passaram sem ser percebidos”, observou.

Ainda de acordo com a reitora, no boletim de ocorrência, registrado pela universidade, foram citadas as pessoas que participaram do caso.

"Inclusive os próprios seguranças terceirizados. Eles podiam ter chamado o comando da PM aqui [do Boa Esperança] que nós temos convênio. O segurança que estava de plantão não chamou a PM, isso é um assunto da Polícia Federal, junto com a Polícia Civil”, adiantou.

Atendimento prejudicado

Diariamente, o hospital veterinário fazia cerca de 100 procedimentos, entre consultas, exame, vacinações, curativos e cirurgias. No entanto, o diretor do hospital, Richard Pacheco, avaliou que a retomada dos serviços, prevista para esta quarta-fera (19), será "precária", já que não haverá internamentos e nem plantão para atender aos casos mais urgentes. 

Pacheco lamentou o ocorrido, lembrando que muitas pessoas não têm condições de arcar com os custos de uma clínica veterinária particular, e, por isso, procuram o hospital da Universidade.

Ao avaliar o prejuízo, porém, ele pontuou que o estrago poderia ter sido ainda maior, caso os criminosos tivessem levados os equipamentos que já estavam fora do hospital. “Ali nós tínhamos equipamentos extremamente caros”, disse à imprensa.

A diretora do Centro Acadêmico de Medicina Veterinária, Helena Aimee Santos Lima, também lamentou que as aulas práticas e o estágio realizado hospital sejam prejudicados. 

“Fora o programa de residência que é feito no hospital. Eles trabalham para a saúde pública, tratando doenças que passam de animais para humanos, e com o preço das consultas e de laboratórios reduzido, então as pessoas carentes conseguem trazer seus animais e serem atendidos”, observou a estudante.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet