Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
09:55:34
informe o texto

Notícias / Judiciário

19/02/2020 às 10:18

MP investiga Prefeitura por irregularidades em prestação de contas na Saúde

A SES chegou a pedir que a prefeitura corrigisse as irregularidades, mas não houve manifestação

Camilla Zeni

O Ministério Público de Mato Grosso abriu investigação para apurar possíveis irregularidades na prestação de contas da Prefeitura de Cuiabá em relação a repasses feitos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). O inquérito civil foi aberto pelo promotor de Justiça Alexandre Guedes, do Núcleo de Defesa da Cidadania de Cuiabá, no dia 17 de fevereiro.

No documento, o promotor cita que a SES procurou o Ministério Público depois que identificou inconsistências no relatório de prestação de contas do Hospital São Benedito. 

A unidade, apesar de ser municipal, tem mais de 30% de sua demanda vinda do interior de Mato Grosso. É nele onde se realiza cirurgias de alta complexidade, dentre elas neurologia, ortopedia, cardiovascular e bariátrica. Por isso a Secretaria de Estado de Saúde também faz repasses para o município de Cuiabá. 

A secretaria informou ao Ministério Público que pediu a correção imediata das irregularidades encontradas, mas não houve manifestação por parte da prefeitura. As falhas teriam acontecido no processo de contratualização e na qualificação do processo de produção e de monitoramento dos serviços hospitalares do São Benedito.

"Verifica-se que as possíveis desconformidades constatadas representam a possibilidade de prejuízos imensuráveis à coletividade que necessita do serviço em tela, configurando lesão ao direito fundamental à saúde, bem como ao princípio da dignidade da pessoa humana", consta no inquérito.

Dessa forma, o promotor determinou a instauração da investigação para colher mais informações sobre a denúncia de irregularidades.

Outro lado

Após ter sido procurada pela reportagem, a assessoria da Prefeitura de Cuiabá enviou uma nota ao Leiagora
, por volta das 17h30, alegando que as informações levadas pela SES ao Ministério Público seriam inverídicas.

Leia a nota na íntegra abaixo:

Sobre o pedido do Governo do Estado ao Ministério Público para apurar supostas irregularidades na prestação de contas do Hospital Municipal São Benedito, a Empresa Cuiabana de Saúde Pública - ECSP esclarece que:.

- Não é verídica a informação de que a Secretaria de Saúde não respondeu ao Estado quanto aos seus apontamentos. Todos os questionamentos foram pontualmente respondidos por meio de documentos oficiais encaminhamos à Secretaria de Estado de Saúde-SES em dezembro de 2019 e em janeiro de 2020. 

- Cabe ressaltar que os relatórios sobre o quantitativo dos serviços executados pelo Hospital São Benedito estão sendo apresentados rigorosamente aos órgãos de controle de forma anual, inclusive ao Escritório da Baixada Cuiabana. E, embora a SMS tenha apresentado mensalmente, atendendo à demanda da SES, a prática não era realizada na gestão anterior.

- Além disso, o quantitativo é de conhecimento do Estado, uma vez que é ele, por meio da Central de Regulação do Estado, quem encaminha os pacientes conforme a abertura da grade da unidade hospitalar. 

-  A ECPS está à disposição do Ministério Público, bem como dos demais órgãos de controle para sanar quaisquer dúvidas.

Atualizada às 17h35

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet