Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
05:31:08
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

19/02/2020 às 15:18

STF adia decisão sobre benefício fiscal a defensivos agrícolas

Ainda não foi marcada nova data para o julgamento

Leiagora

STF adia decisão sobre benefício fiscal a defensivos agrícolas

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Foi adiado o julgamento, no Supremo Tribunal Federal, da ação do PSOL que contesta as isenções de impostos federais e estaduais para agrotóxicos, previsto para esta quarta-feira (19). O benefício fiscal isenta da cobrança de IPI de 24 substâncias e reduz em 60% o ICMS nas operações interestaduais envolvendo 15 tipos de defensivos agrícolas. Ainda não foi marcada nova data para o julgamento.

De acordo com o Ministério da Agricultura, o impacto aos produtores com o aumento dos custos de produção pode chegar a R$ 12 bilhões/ano. A Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) é amicus curiae, é parte interessada nesta ação, e já fez aporte de informações aos magistrados mostrando que, no caso da soja, haverá um impacto de R$ 8 bilhões no custo aos produtores.

A CropLife Brasil, entidade que representa empresas de defensivos, biotecnologias, controle biológico, sementes e agricultura digital, estimou, com base no cruzamento de dados públicos, que os gastos do brasileiro com a cesta básica poderão sair de 46,7% do salário mínimo líquido, já com desconto da Previdência Social — conforme cálculo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) de janeiro —, para mais 50% caso seja extinto o Convênio 100.
Aprosoja Brasil
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet