Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
22:40:04
informe o texto

Notícias / Geral

19/02/2020 às 22:05

Para garantir vagas, pais e alunos ‘acampam’ na calçada de escola estadual em Cuiabá

A aglomeração começou às 20h da terça-feira (18) e deve permanecer até a manhã desta quinta-feira

Edyeverson Hilario

Para garantir vagas, pais e alunos ‘acampam’ na calçada de escola estadual em Cuiabá

Foto: Edyeverson Hilario

Pais e alunos ‘acampam’ em frente à Escola Estadual Moreira Cabral, em Cuiabá, para garantir a matrícula dos filhos. A aglomeração começou às 20h dessa terça-feira (18) e deve permanecer até a manhã desta quinta-feira (20), quando serão realizadas as matrículas dos alunos.

A “ocupação” começou em função dos pais temerem o risco de não conseguirem vagas para seus filhos, já que a escola em que estavam matriculados só tem turmas até o sexto ano. Os pais querem vagas para o sétimo ano do ensino fundamental.

À procura de uma vaga para a sua filha de 12 anos, Cátia Regina, está na 25ª colocação da lista que os próprios pais fizeram para se organizarem. “Para ninguém furar a fila”, relata a dona de casa. Ela narra que está em frente à escola desde às 18h dessa terça-feira (18) e que precisou dormiu na calçada. Situação que vai se repetir de hoje para amanhã.

Para organizar a fila, os pais fizeram uma lista e de hora em hora, fazem uma chamada para ver se todos continuam lá. “Quem vai embora para casa perde a vez”, diz Cátia.

Segundo ela, a lista é necessária porque não tem vagas suficiente para todos. “Ou garante a vaga aqui, ou fica sem”. Ela explica que são cinco turmas de alunos que saíram da Escola Municipal Maria Ambrósio Pommot e, segundo ela, só há três turmas disponíveis na Escola Estadual.

“Só tem essa escola para esses cinco bairros; Recanto dos Pássaros, Universitário, Santa Cruz e Jardim Imperial 1 e 2. Essa é a escola que pega alunos do sétimo ano até o terceiro”, relata ao dizer que essa é a mais próxima da sua casa.

O comerciante, Cláudio do Nascimento está na fila desde às 20h de ontem em busca de uma vaga para o seu filho de 12 anos. Ele estava vindo do serviço e percebeu que já havia começado a fila e decidiu ficar. “Vi um rapaz na fila e já parei o carro. Eu preciso da vaga. A gente tem que se sacrificar. Coisa que eu não concordo”, desabafa.

Já o analista de sistemas, Uemerson Negreiro, diz que foi informado por sua sogra sobre a fila e precisou faltar o serviço. “Ela ouviu pela rádio que estavam realizando a matrícula por meio de fila. Vim direto. Tive que ligar para o meu chefe e falar que teria que faltar por causa da matrícula. Não tinha o que fazer”.

Criticou que a situação era fácil de ser resolvida. “Porque não fez a transferência automática para cá, ou desse uma senha para as pessoas irem embora, invés de ficar aqui tomando sol quente. Agora vem a noite, ainda corre risco de ser roubado!”, advertiu.

De acordo com a diretora da escola Pascoal Moreira Cabral, Ruthnéia de Moraes, a escola não comporta todos os alunos que saíram do colégio Maria Ambrósio Pommont. “Temos 152 alunos e aqui tem 102 vagas”. Contudo, explica que

O coordenador da escola, Fábio Henrique disse que essa procura por vagas acontece durante todo o ano. Busca que segundo ele é resultado das aprovações dos alunos nas provas dos Institutos Federais e nos vestibulares.

Ainda lembrou que no ano passado aconteceu a mesma situação de agora. “Era previsto que haveria novamente. Demos várias opções, como de construir salas de aulas, matricula online exclusiva para esses alunos. Você viu aí a hora que a secretária ligou para a escola, para ver ainda o que vão fazer?”, criticou a demora da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), em solucionar o caso.

Durante a entrevista, a secretária de Educação, Marioneide Angélica Kliemaschewsk ligou para a diretora para saber da situação. “Ela ligou para saber se está a fila aí mesmo, se tem muita gente ainda na fila, se vão passar a noite aqui, e o que juntos vamos fazer. Aí eu falei para ela: ‘eu que pergunto a senhora o que devemos fazer’. Ela me disse que vai pensar em uma estratégia e vai me retornar. Estou aguardando”, relatou a diretora.

Outro Lado

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou que foram garantidas as vagas para alunos da rede muncipal em duas escolas. Desde às 6h40 desta quarta iniciou o atendimento e distribuição de senha para 102 familiares que puderam garantir uma vaga para a criança na escola Pascoal Moreira Cabral. Já os outros 50 serão remanejados para a Ferreira Mendes. 

Confira a íntegra da nota:

Em relação à procura de vagas para o 7º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Pascoal Moreira Cabral, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa que:

Conforme a Comissão Geral de Redimensionamento da Educação Pública de Cuiabá, que integra as redes municipal e estadual, cinco turmas de alunos do 6º ano do ensino fundamental com cerca de 150 estudantes, oriundos da Escola Municipal Maria Ambrósio Pommot, terão acesso às vagas reservadas para cursarem o 7º ano na Rede Estadual de Ensino.

A comissão direcionou esses alunos para duas Escolas Estaduais, a Pascoal Moreira Cabral e Francisco Ferreira Mendes, que estão localizadas na mesma área de abrangência. Com essas duas escolas, a comissão atenderá todos os 150 alunos.

A Seduc reitera que existem vagas garantidas para todos os alunos redimensionados dentro da mesma área de atendimento. Conforme a portaria 794/2019 da Seduc, o período de matrículas para os alunos redimensionados, ficou estabelecido em duas etapas. Para as escolas estaduais que encerraram o ano letivo em dezembro de 2019, o período foi de 26 de dezembro de 2019 a 07 de janeiro de 2020.

Para as escolas que encerraram o ano letivo em 2020, que são os casos das EE Pascoal Moreira Cabral e Francisco Ferreira Mendes, os pais devem procurar as escolas entre os dias 20 a 29 de fevereiro de 2020 para fazer a matrícula presencialmente.

A Assessoria Pedagógica de Cuiabá acompanhou a movimentação dos pais que foram acolhidos e passaram a noite dentro da unidade escolar. A partir das 6h40, desta quinta-feira (20.01), a equipe gestora e técnicos administrativos educacionais da escola iniciaram o atendimento aos pais, que foram encaminhados para a confirmação da matrícula. 
  
Às 8h50min, todas as 102 vagas abertas, com a garantia de todos os alunos especiais - Pessoa com Deficiência (PCDs), foram preenchidas. A Escola Municipal solicitou 152 vagas. 

Os demais 50 alunos serão direcionados para Escola Estadual Ferreira Mendes que disponibilizou quatro turmas para atender todos os alunos, portanto um número maior do que o necessário garantindo vagas para todos.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet