Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
05:17:50
informe o texto

Notícias / Geral

20/02/2020 às 11:01

Diretor da Semob é acusado de agredir equipe de TV e quebrar câmera; VEJA VÍDEO

A agressão ocorreu na manhã desta quinta-feira (20) quando estavam em frente à sede da secretaria

Alline Marques e Camilla Zeni

Uma equipe de reportagem da TV Cidade Verde foi agredida pelo diretor de trânsito da Semob, Michel Diniz, e o cinegrafista teve a mão machucada e a câmera danificada. A agressão ocorreu na manhã desta quinta-feira (20) quando estavam em frente à sede da secretaria para apurar informações sobre veículos da pasta que foram apreendidos por estarem com documentos atrasados.

O apresentador Andersen Navarrro, do programa Balança Mato Grosso, adiantou que deve registrar um boletim de ocorrência contra os agentes. O jornalista Ricardo Martins, responsável pela reportagem, gravou um vídeo relatando a agressão e acusando o diretor Michel Diniz de ser o responsável pela violência.

No vídeo, aparecem outros agentes em frente à secretaria, dentre eles, o diretor de Transporte, Nicolau Budib, que também teria acompanhado a confusão de perto, mas nada fez. Ricardo, inclusive, os acusam de ser coniventes.

A reportagem do Leiagora entrou em contato com a assessoria da Semob, mas ainda não houve manifestação até o fechamento da matéria. O espaço continua aberto. 

Apreensão

O caso citado pelo repórter aconteceu ao fim da tarde de quarta-feira (19), quando agentes da Semob, durante uma fiscalização no Bairro Jardim Imperial, pararam um carro da Polícia Civil (PJC) que estava descaracterizado, ou seja, sem identificação.

Mesmo com os agentes informando que estavam em serviço, os amarelinhos insistiram na apreensão do veículo, chamando inclusive um guincho para levá-lo do local.

No entanto, os agentes da Polícia Civil também checaram as placas do veículo da Semob e do próprio guincho, e identificaram que os dois automóveis também tinham pendências com o Departamento de Trânsito (Detran).

Os agentes da PJC até tentaram impedir que a Semob levasse o carro, mas não conseguiram.

 
NOTA DE REPÚDIO
A TV Cidade Verde repudiou a agressão promovida pelo diretor da Semob. Em nota a emissora informou inclusive que o servidor teria tentado dar uma chave de braço e enforcar o repórter Ricardo Martins. A equipe já registrou um boletim de ocorrência. 

Veja íntegra da nota

A TV Cidade Verde manifesta seu veemente repúdio à agressão sofrida na manhã desta quinta-feira (20) pelo repórter Ricardo Martins e pelo cinegrafista Odilson Zardo, que estavam no exercício da profissão, apurando uma denúncia sobre um carro da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) que circula pela Capital durante a realização de fiscalizações e aplicação de multas, estando supostamente em situação irregular.

Ao chegar à Semob para apurar a denúncia, a equipe da TV Cidade Verde foi agredida pelo diretor de Trânsito da Secretaria, Michel Diniz, que quebrou a câmera e machucou o Odilson Zardo. O profissional tinha marcas de sangue em virtude da agressão. O diretor ainda tentou dar uma “chave de braço” e enforcar o repórter Ricardo Martins. A equipe registrou um boletim de ocorrência.

O episódio mostra uma situação grave de desconhecimento do papel da imprensa e uma afronta ao direito de liberdade de expressão. É importante destacar que um país democrático precisa de uma imprensa livre que possa efetivamente comunicar à população sobre o que está acontecendo nas diversas esferas dos poderes, sempre com apuração e responsabilidade.

É muito grave, triste e lamentável esse episódio de violência contra a equipe de reportagem da TV Cidade Verde. Jornalistas no exercício da profissão não podem ser cerceados e, muito menos, agredidos durante a produção de uma reportagem de interesse público.


A Associação Cinegrafista de MT também emitiu nota de repúdio contra a agressão sofrida pela equipe de reportagem e considerou o fato como um atentado a todo o Jornalismo Brasileiro. "A prerrogativa do jornalista é sagrada, independe da opinião de cada um dos profissionais envolvidos no relato dos fatos ou da forma como a notícia é registrada, pois o compromisso inarredável é com o fato", diz trecho da nota. 

Veja íntegra 

A Associação Cinegrafista de MT, vem a público repudiar com veemência os atos de agressão e cerceamento ao livre exercício.  profissional dos jornalistas Ricardo Martins, repórter, e Odilson Figueiredo (ZARDO), cinegrafista, da TV Cidade Verde, quando ambos os representantes da imprensa realizavam seu trabalho de cobertura de uma matéria jornalistica em frente a (SEMOB), na cidade de CUIABÁ.

Foram agredidos quando ambos os representantes da imprensa realizavam seu trabalho de cobertura jornalística. Os atos de agressão foram expressamente direcionados não apenas aos profissionais diretamente atingidos, mas, sim, a todo o jornalismo brasileiro.

Constatou-se a total falta de tolerância ao trabalho da imprensa, que tem como missão de informar a sociedade brasileira. Essa intolerância comprometeu o caráter da própria investigação realizadas pelos profissionais da imprensa.

A prerrogativa do jornalista é sagrada, independe da opinião de cada um dos profissionais envolvidos no relato dos fatos ou da forma como a notícia é registrada, pois o compromisso inarredável é com o fato.

Portanto, devido é sempre o respeito à prerrogativa profissional dos que exercem o jornalismo, como condição de compromisso com a liberdade de expressão e de imprensa.

A falta de respeito e a repressão arbitrária da informação e da comunicação social, atentam contra a sociedade, a Pátria e o Estado Democrático de Direito.
Deplorável foi, é e será, qualquer ação de indivíduo, grupo de pessoas ou organizações, que aviltar a sociedade intentando destruir o exercício do direito de informar, transmitir e opinar, com ética, dignidade e profissionalismo.

A CMT permanece à disposição dos jornalistas agredidos, para apoiá-los no que for necessário, inclusive com departamento jurídico, reiterando seu histórico compromisso – firmado há mais de oitenta e seis anos, no dia 1º de maio de 1933, na defesa incondicional da liberdade de imprensa.

Cuiabá, 20 de fevereiro de 2020.

Gilvair gracioso 
Presidente da associação dos Cinegrafistas de MT

KLEYTON AGOSTINHO 
Assessoria da associação
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet