Cuiabá, sábado, 20/04/2024
08:28:26
informe o texto

Notícias / Política

20/02/2020 às 18:16

AL derruba veto e proíbe cobrança por estimativa nas contas de luz e outros serviços

O projeto de autoria do deputado Ulysses Moraes havia sido vetado pelo governador Mauro Mendes.

Alline Marques

AL derruba veto e proíbe cobrança por estimativa nas contas de luz e outros serviços

Foto: Reprodução

Os deputados derrubaram o veto do governador Mauro Mendes (DEM) no projeto de autoria de Ulysses Moraes (PSL) que proíbe a cobrança por estimativa nas contas de água, luz e gás em todo o estado de Mato Grosso. A medida vem em meio à CPI da Energisa, que discute justamente cobranças abusivas por parte da concessionária devido à cobrança por estimativa.

De acordo com a nova lei, as empresas só poderão realizar a cobrança mediante a leitura dos aparelhos medidores de aferição de consumo. O veto foi derrubado em sessão realizada nessa quarta-feira (19). “As famílias poderão viajar mais tranquilas no final do ano. Por diversas vezes, a população viajava e acreditava que a ausência iria gerar economia, mas acabavam sendo surpreendidas com a conta no mesmo valor ou até superior à média de consumo”, destacou o parlamentar.

Além disso, outro exemplo de irregularidade era quando a empresa realizava cobranças por estimativa por longos períodos e depois decidiam realizar a leitura, gerando aumento de mais de 200% do valor praticado. “Não podemos ser coniventes com este descaso”, afirmou Ulysses Moraes.

Recentemente, o Grupo Energisa (empresa que administra a concessão de energia no estado) foi multado em R$ 14 milhões após fiscalização da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicas Delegados de Mato Grosso (Ager-MT) por irregularidades nos faturamentos de estimativa de consumo, sem amparo nas regras do setor elétrico, além de multas por suspensão do fornecimento de energia.

O Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Estado participou e comemorou a aprovação do PL, pois as reclamações no âmbito deste tipo de cobranças são diárias. “Recebemos todos os dias pessoas que, em sua maioria, são carentes, não sabem ler, e pelas dificuldades acatam o valor cobrado pelos serviços. Os serviços prestados por estas concessionárias são campeãs de reclamações mas, neste momento, podemos comemorar a aprovação deste projeto, que acredito ser um dos poucos que realmente beneficiam quem mais precisa”, afirma João Paulo, defensor responsável pelo Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Estado.

 
Com informações da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet