Cuiabá, sábado, 20/04/2024
08:25:20
informe o texto

Notícias / Judiciário

23/02/2020 às 08:50

Tribunal de Justiça faz campanha de alerta sobre tráfico de pessoas em MT

Nos últimos dois anos, 45 pessoas de MT foram vítimas do tráfico, nas diversas formas

Leiagoria

Nos últimos dois anos, 45 pessoas de Mato Grosso vítimas do tráfico nas diversas formas, como exploração do trabalho, casamento servil, exploração sexual, adoção ilegal, trabalho escravo, tráfico de órgãos, segundo a juíza da 9ª Vara Criminal de Cuiabá, Renata do Carmo Evaristo Parreira.

Por isso, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, em parceria com o Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Cetrap), organizou uma campanha de alerta no Aeroporto Internacional Marechal Rondon. Um material informativo passou a ser veículado nos telões do espaço na sexta-feira (21).


Esse é um momento de fluxo mais intenso, tanto nos aeroportos, rodoviárias, estradas, em função do feriado prolongado e é justamente nessa época que pessoas são aliciadas, vítimas desse tipo de tráfico. A prevenção, principalmente, é uma forma de evitar que o tráfico de pessoas aconteça, em suas diversas formas.
 
Para chamar a atenção e alertar sobre essa realidade existente no Estado, a Cetrap vai fazer trabalho próximo às pessoas, como as panfletagens, já que nesse momento de festa que é o carnaval, há aglomeração de pessoas nos grandes eventos, ficando mais vulneráveis e são aí que elas são aliciadas. Os trabalhos começaram já nesta sexta-feira, com panfletagens no aeroporto.
 
A coordenadora do Cetrap, Dulce Regina Amorim reitera que o tráfico de pessoas existe e diz que é difícil identificar o perfil da pessoa que comete esse tipo de crime. Mas ela faz alerta para que as pessoas fiquem alertas com propostas de emprego com alguém que acabou de conhecer e promete salários altíssimos.

“A oferta de oportunidade para ser modelo ou jogador de futebol, com salários elevados, nesses tempos difíceis que estamos vivendo, usam da fragilidade das pessoas para tirar proveito e oferecer emprego que não existe”, afirma.
 
Com o slogan ‘Não deixe que seu sonho vire uma armadilha’, o Cetrap trabalha para que as pessoas fiquem atentas a tipos de aliciamentos que possam levar ao tráfico de pessoas. “Nessa fragilidade de sonhar as pessoas caem na armadilha do tráfico”, completa.
 
Denúncias sobre tráfico de pessoas podem ser feitas pelo Disque 100.
 
Campanha 
O vídeo será exibido 24 horas por dia, durante 15 dias, em telões em pontos estratégicos, como no saguão e interior das salas de embarque, saguão, mostrando os tipos existentes de tráfico de pessoas e, principalmente, que ele existe.
 
Parceria firmada com órgãos públicos permitirá que o vídeo seja veiculado nesses locais.

 
Com assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet