Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
15:55:21
informe o texto

Notícias / Judiciário

24/02/2020 às 18:08

Gerson denuncia Gaeco por fazer 'estardalhaço' e fraudar relatórios - veja vídeos

Cabo da PM depôs em audiência sobre operação Ouro de Tolo

Camilla Zeni

Gerson denuncia Gaeco por fazer 'estardalhaço' e fraudar relatórios - veja vídeos

Foto: Suellen Pessetto

Vazamento de informações e fraude em relatórios para "fazer um estardalhaço". Essa seria uma prática bastante comum no Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) de Mato Grosso. Foi o que revelou o cabo PM Gerson Luiz Corrêa Junior, ex-Gaeco.

Em audiência na 7ª Vara Criminal de Cuiabá, no bojo da Operação Ouro de Tolo - segunda fase da operação Arqueiro -, o militar reafirmou que o grupo de investigação do Ministério Público atuava para fazer um show "pirotécnico". Para isso, aliás, usava a imprensa.

O caso já tinha sido revelado por Gerson quando ele foi interrogado no âmbito da Grampolândia Pantaneira. O caso investigou um esquema de escutas telefônicas clandestinas orquestrado no âmbito da Polícia Militar e governo do Estado, entre 2014 e 2017.

Dessa vez, para outro juiz, Gerson reafirmou as declarações. Segundo ele, o Gaeco praticava "manipulação seletiva", divulgando para jornalistas específicos informações sigilosas. 

No caso em questão, da Ouro de Tolo, a informação privilegiada foi vazada para a TV Centro América, afiliada da Rede Globo. Na época, em 2015, o jornal local veiculou um áudio envolvendo um desembargador do Tribunal de Justiça e o então governador Silval Barbosa. 

O diálogo, da forma como foi divulgado, sugeria que haveria um favorecimento à então primeira-dama Roseli Barbosa, que havia acabou de ser presa, alvo da operação. O caso chegou a ser apurado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que inocentou o desembargador.

“Quando eu falo manipulação seletiva na verdade é para poder pegar um fato de uma investigação e jogar a imprensa para trazer o viés pirotécnico. Isso aconteceu, sim, na operação", disse o cabo ao emendar que os vazamentos atenderiam interesses pessoais dos membros do Ministério Público. 

O cabo da PM também revelou que chegou a fraudar o relatório das investigações, para que Roseli Barbosa não constasse como investigada.

Na época, segundo o militar, Roseli ainda era secretária de Trabalho e Assistência Social (Setas) e uma das principais investigadas. No entanto, caso a informação viesse à tona, o Gaeco não teria mais competência para investigar o caso. Por isso, segundo Gerson, ele foi ordenado a retirar o nome da primeira-dama.

Por conta das declarações de Gerson no âmbito da Grampolândia, o Ministério Público investigou seis promotores e procuradores da Casa. Apenas um deles, o Marco Aurélio de Castro, foi denunciado à Justiça pelo vazamento de informações sigilosas. A apuração contra os demais foi arquivada.

Veja as declarações de Gerson abaixo:



Leia também
Chefe do MP abre 9 inquéritos para apurar suposta participação de promotores na 'Grampolândia Pantaneira'
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet