Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
13:36:18
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

26/02/2020 às 14:17

Com produtividade recorde, colheita da soja em MT é a mais avançada do País

A média dos trabalhos no campo brasileiro está atrasada em relação ao mesmo período do ano passado

Edyeverson Hilario

Com produtividade recorde, colheita da soja em MT é a mais avançada do País

Foto: Assessoria Aprosoja/MS

A colheita da soja 2019/2020 alcançou, na última semana, 73,1% da área total prevista para essa safra. Volume alcançado graças ao avanço de 14,9% nos trabalhos no campo nesse período. Valor muito acima da média nacional que este ano está atrasada. No entanto, mesmo com o avanço, Mato Grosso ainda está 7,1% atrás do total colhido no mesmo período do ano passado.

Em nível nacional a colheita está em 31% do total plantado. Volume 14% inferior ao colhido no mesmo período do ano passado, de acordo com a consultoria da AgRural. Mesmo com o atraso, a colheita está em linha com a média dos últimos cinco anos, aponta o relatório.

De acordo com a AgRural, outros estados começam a ganhar ritmo nos trabalhos, com destaque para Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul, que tiveram um bom desempenho na última semana “a despeito das chuvas", informa.

Em Mato Grosso, “até o momento, a região mais avançada é a oeste, com 88,7%, seguida da médio-norte, com 87,9%. Já de forma oposta, a nordeste é a mais atrasada, com 47,5%, “o que já era esperado, visto que as condições climáticas dessa região geralmente levam o produtor a semear a cultura mais tardiamente, o que influencia na época de colheita”, justifica o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Quanto a produtividade, o Imea destaca que os rendimentos dessa safra “continuam animando o mercado, dado que o registro das últimas semanas está sendo a maior para este período em toda a série histórica”.

Contudo, alerta que se as condições climáticas permanecerem normais, a perspectiva é que a produtividade vá diminuindo, pois grande parte das áreas mais férteis já foram colhidas no estado.
Com Estadão Conteúdo
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet