Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
14:32:57
informe o texto

Notícias / Judiciário

26/02/2020 às 16:00

MP investiga irregularidades na implantação de novas placas no modelo Mercosul em MT

Associação de Fabricantes de Placas já tinha acionado o Detran alertando das irregularidades.

Camilla Zeni

MP investiga irregularidades na implantação de novas placas no modelo Mercosul em MT

Foto: Gilia Amaral/Detran-MT

O Departamento Estadual de Trânsito se tornou, novamente, alvo de investigação do Ministério Público de Mato Grosso. Desta vez, o inquérito, aberto pelo promotor de Justiça Ezequiel Borges de Campos, no dia 21 de fevereiro, apura possíveis irregularidades cometidas pelo órgão na implantação das novas placas de automóveis, no modelo Mercosul.

Segundo o órgão, o Detran teria editado um ato normativo que estaria em conflito com uma regulamentação federal do Conselho Nacional de Trânsito.

"A prática, se confirmada, induz consequências danosas ao padrão de confiabilidade e segurança do novo sistema, potencializa o risco de prejuízo aos consumidores dos serviços e à probidade administrativa pelo repasse de informações indevidas ao órgão diretivo nacional de trânsito quanto a regularidade de estampadoras locais", considerou o promotor.

Diante do caso, ele determinou uma audiência com o presidente do órgão, Gustavo Reis Lobo de Vasconcelos, para resolver o impasse.

Denúncia
No início do mês, a Associação de Fabricantes de Placas do estado entrou com um pedido de liminar na Justiça contra o Detran, alegando irregularidades no novo sistema de emplacamento.

Segundo a Associação, ela teria notificado o Detran diversas vezes, solicitando a divulgação das regras de confecção das placas no estado, mas não teve sucesso. Dessa forma, as empresas locais ficaram impedidas de se credenciar para atuar junto ao órgão.

Ainda conforme a associação, das 117 empresas que faziam o emplacamento do modelo anterior, apenas 35 teriam conseguido de credenciar para estampar as novas placas. 

O novo modelo de placas foi acordado em 2010, em um encontro dos países que compõem o Mercosul. O objetivo é manter uma padronização internacional. 
A nova placa não terá mais os símbolos que permitiriam a identificação de local de registro do veículo. Também haverá mudança na cor dos caracteres para diferenciar os tipos de veículos.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet