Cuiabá, sábado, 20/04/2024
09:47:58
informe o texto

Notícias / Geral

27/02/2020 às 08:56

Morador de MT apresenta suspeita de coronavírus e SES diz que caso é monitorado

Camilla Zeni

Morador de MT apresenta suspeita de coronavírus e SES diz que caso é monitorado

Foto: SES/MT

Um morador do município de Alto Taquari (480 km de Cuiabá) deu entrada, na quarta-feira (26), em um hospital do município, com suspeita de coronavírus. Epidemia, o vírus foi identificado no fim de 2019, na China, e já se espalhou pelo mundo. 

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o homem teria retornado de uma viagem a Europa e procurou uma unidade médica, com sintomas semelhantes aos do vírus. 

Ao Leiagora, a SES descartou que o caso seja considerado suspeito, por ainda não se enquadrar nas definições do Ministério da Saúde. Contudo, segue monitorado.

Na noite de ontem, uma lista atualizada do Ministério da Saúde contabilizava 20 casos suspeitos em todo o Brasil, sendo que nenhum deles era em Mato Grosso. 

A SES também lembrou que, há algumas semanas, uma notificação da Prefeitura de Rondonópolis (212 km de Cuiabá) também informava a possibilidade de um morador infectado pelo vírus. O caso, porém, foi descartado.

Em todo o mundo, mais de 80 mil pessoas foram infectadas e mais de 2,7 mil morreram em razão do vírus. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) também registrou que o vírus parece estar perdendo força na China, e já se alastrou pela Europa. Na Itália, 12 pessoas morreram em decorrência da infecção. Mais de 320 foram identificadas com o vírus. 

Sintomas
Segundo a OMS, o vírus tem os sintomas semelhantes ao da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars). São eles a tosse seca, a febre e o cansaço. Além disso, alguns pacientes relataram dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta ou diarreia.

Prevenção
  • Evite contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas; realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
  • Utilize lenço descartável para higiene nasal;
  • Cubra o nariz e a boca quando espirrar ou tossir;
  • Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Higienize as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Mantenha os ambientes bem ventilados;
  • Evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
  • Evite contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet