Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
16:58:40
informe o texto

Notícias / Política

27/02/2020 às 11:04

Câmara instaura CPI para investigar vereador preso por associação ao tráfico

A CPI foi instaurada pela Comissão de Ética da casa e dentre os que deverão ser ouvidos está o delegado responsável pela investigação contra o parlamentar.

Kamila Arruda

Câmara instaura CPI para investigar vereador preso por associação ao tráfico

Foto: Giuseppe Feltrin / Leiagora

Após ser indiciado por associação ao tráfico de drogas, o vereador Jânio Calistro (PSD), preso há pouco mais e dois meses, poderá ter o mandato cassado pela Câmara de Vereadores. A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar do Legislativo várzea-grandense instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possível quebra de decoro parlamentar por parte do vereador.

A CPI foi instaurada após o presidente da Casa de Leis, vereador Fabio Tardin (DEM), ter encaminhado a Comissão e Ética toda a documentação recebida pela Delegacia Especializada de Entorpecentes.

A abertura do procedimento está respaldada pelo Regimento Interno da Câmara Municipal e na Lei Orgânica de Várzea Grande. A portaria que instaurou a Comissão foi oficializada por meio de publicação no Diário Oficial do município.

O documento foi assinado pela vereadora Gisa Barros (PSB), que responde pela presidência da Comissão de Ética. A partir de agora, ela e os demais membros do grupo irão investigar o caso que poderá culminar na cassação da Calisto.

A tendência é que também sejam realizadas oitivas. Dentre as pessoas que devem ser ouvidas estão o delegado titular da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, que presidiu o inquérito e policiais que atuaram na operação que resultou na prisão do vereador. Calisto também terá o direto de arrolar testemunhas e tem 10 dias para apresentar defesa.

Além de Gisa, também fazem parte da Comissão de Ética os vereadores Pedro Paulo Tolares (DEM) e Carlos Garcia (PSB), que ficou responsável pela relatoria do processo. Os nomes dos integrantes da CPI não foram publicados na portaria divulgada no diário oficial dessa quarta-feira (26).  

Entenda o caso

A medida é reflexo da Operação Cleanup, deflagrada pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE) em dezembro do ano passado, a qual desbaratou uma quadrilha voltada para o tráfico de drogas na cidade industrial.

O parlamentar é acusado de integrar uma organização criminosa que controlava o tráfico de drogas no município. Conforme investigação da polícia, o parlamentar atuava na orientação de compras e venda de entorpecentes.

Para tanto, a Comissão deverá requerer junto a Delegacia Especializada uma série de documentos, tais como os autos a comunicação da prisão, e cópia integral do inquérito instaurado.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet