Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
08:41:22
informe o texto

Notícias / Geral

28/02/2020 às 09:09

Segundo caso de suspeita de coronavírus é monitorado pelo Saúde

O paciente é de Glória D'Oeste e está acompanhado pelo centro de operações que foi montado para atuar em casos de coronavírus.

Alline Marques

Segundo caso de suspeita de coronavírus é monitorado pelo Saúde

Foto: Christiano Antonucci

Um segundo caso de suspeita de coronavírus está sendo monitorado pela Secretaria de Estado de Saúde no município de Glória D'Oeste (308 km de Cuiabá). O acompanhamento é feito pelo Centro de Operações em Emergência  à Saúde Pública para o Covid-19 e imediatamente foram acionados os serviços de saúde locais para o monitoramento e a tomada de medidas que envolvem cuidados clínicos, investigação e orientações.

Um outro caso é monitorado em Alto Taquari (483 km de Cuiabá) desde quarta-feira (26). As confirmações devem demorar em média até dois dias. Um outro paciente havia alertado as autoridades em Rondonópolis, mas o caso foi descartado. 

O coronavírus é uma epidemia mundial e já matou mais de 2800 pessoas. A doença iniciou na China, que já te mais de 70 mil pessoas infectados e 2700 mortes, mas acabou se espalhando com mortes registradas na Coréia do Sul, Japão, Itália e Irã.

Sobre o acompanhamento que está sendo feito em Mato Grosso, a SES informou que as condutas adotadas seguem o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde para o COVID-19, que visa à proteção individual e coletiva.

A SES destaca que, com o Decreto de Emergência de Saúde Pública de Interesse Nacional para o COVID -19, as ações que envolvem qualquer caso de Síndrome Gripal devem ser priorizadas e todas as condutas protocolares devem ser rigorosamente seguidas no sentido de garantir o contingenciamento do risco de disseminação do vírus.

O órgão estadual ainda reforça que todo caso suspeito, após a notificação do caso no sistema de informação pelo serviço, é enviado ao Ministério da Saúde que avalia e declara se o caso é suspeito ou não.

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações acerca do coronavírus, sendo essas as informações oficiais.

A orientação é de que não sejam divulgadas informações que não sejam oficiais, pois divulgar notícias falsas causa pânico e atrapalha a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde. 

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infeccções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus.

Entre as medidas estão:

-evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

-realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;

-utilizar lenço descartável para higiene nasal;

-cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

-evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

-higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

-não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

-manter os ambientes bem ventilados;

-evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;

-evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

 
Com informações da assessoria da SES-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet