Cuiabá, sábado, 20/04/2024
08:58:06
informe o texto

Notícias / Política

28/02/2020 às 17:46

Barranco e Enelinda vão disputar internamente para serem nomes à vaga no Senado

Professora conseguiu o mínimo de assinaturas e se registrou nos últimos minutos do prazo.

Camilla Zeni

Barranco e Enelinda vão disputar internamente para serem nomes à vaga no Senado

Foto: Assessoria

O deputado estadual Valdir Barranco e a professora e ex-vereadora Enelinda Scala vão participar de uma disputa interna no PT para receberem a indicação à vaga ao senado. A eleição suplementar, marcada para 26 de abril, visa preencher vaga deixada pela juíza Selma Arruda, que teve o mandato cassado. 

A manifestação de interesse dos filiados foi registrada na sexta-feira (28), na sede do partido, em Cuiabá. Barranco, até às 17h30, era o único candidato registrado. Enelinda apresentou as documentações a cinco minutos do prazo final. 

Inicialmente, o PT solicitou que os candidatos levassem uma lista com, pelo menos, 433 assinaturas, para que o nome fosse validado. Valdir Barranco apresentou 1.013 assinaturas. Enelinda teria apresentado um número mínimo de apoiadores.

Além deles, eram cogitados para disputar pelo partido o ex-deputado federal Carlos Abicalil, a professora Edna Sampaio, a deputada federal Rosa Neide e o deputado estadual Lúdio Cabral. Contudo, Lúdio descartou, desde o princípio, que teria interesse na vaga.

"Quero dizer para vocês que eu estou muito emocionado. Não é uma tarefa simples essa da que estou sendo incumbido pelo Partido dos Trabalhadores, e aceitei, com muita vontade e disposição, porque não estarei sozinho", discursou Barranco, ao lado de Abicalil e Rosa Neide.

Barranco destacou que sua candidatura seria participativa e popular, lembrando daqueles que seriam "renegados pelo governo Bolsonaro e Mauro Mendes aqui no estado", disse.

O nome a ser indicado pelo PT vai disputar a vaga, até então, com o ex-deputado federal Nilson Leitão (PSDB), o ex-governador Júlio Campos (DEM),  o deputado federal José Medeiros (Podemos), o deputado estadual Elizeu Nascimento (DC) e o vice-governador Otaviano Pivetta (PDT). Este último foi o primeiro a ser oficializado pré-candidato.

Eleição suplementar

A vaga para o Senado é resultado da cassação do mandato de Selma Arruda (Podemos), oficializado pelo Tribunal Superior Eleitoral em dezembro de 2019. Candidata do presidente Jair Bolsonaro, e conhecida nacionalmente como 'Moro de Saias', Selma foi condenada por caixa dois e abuso de poder econômico.

Depois que o acórdão do julgamento foi publicado, o Tribunal Regional Eleitoral fixou a data de 26 de abril para a nova eleição. Com isso, os partidos devem realizar as convenções entre 10 e 12 de março e, depois, registrar seus candidatos no dia 17 de março. As propagandas eleitorais começam no dia 18.


Atualizada às 8h de 29/02. Inicialmente a matéria anunciava Barranco como candidato único. A informação havia sido divulgada pela assessoria do parlamentar. Contudo, no último minuto, Enelinda também se registrou.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet