Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
02:30:23
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

08/03/2020 às 16:30

Esmagamento de soja em Mato Grosso bate recorde histórico

Volume processado foi 5,4% acima do demonstrado no mesmo período do ano passado

Edyeverson Hilario

Após a implementação da nova mistura do biodiesel (B11) no diesel brasileiro, em setembro de 2019, o esmagamento de soja em Mato Grosso cresceu e superou as máximas da série histórica no Estado. 

Em janeiro o montante esmagado foi 5,4% superior ao demonstrado no início de 2019, somando quase 800 mil toneladas de grãos. Além disso, as exportações de subprodutos da soja também vêm recuando nos últimos anos.

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) aponta que os envios do farelo de soja reduziram 1,98%, em média ao ano, enquanto o óleo de soja recuou 8,4%, no mesmo espaço de tempo. Neste mesmo período o esmagamento no Estado cresceu 1,8%, ao ano.

Números que apontam o crescimento da demanda interna, causada pelo aumento do consumo do farelo de soja, usado para nutrição animal, principalmente na pecuária. Somado à crescente produção de biodiesel, que por sua vez exige uma maior quantidade de óleo de soja.

O Imea estima que “como as expectativas são de aumento na produção animal e de biodiesel em 2020, essa tendência deve continuar”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet