Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
05:00:13
informe o texto

Notícias / Judiciário

06/03/2020 às 16:36

Selma tenta suspender processo de cassação no Senado e recorre ao STF

O recurso foi protocolado na quarta-feira (4), e está sob a responsabilidade da ministra Rosa Weber.

Kamila Arruda

Selma tenta suspender processo de cassação no Senado e recorre ao STF

Foto: Giuseppe Feltrin

A fim de suspender o seu processo de cassação no âmbito do Senado Federal, a juíza aposentada Selma Arruda impetrou com mandado de segurança contra o seu presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM). O recurso foi protocolado na quarta-feira (4), e está sob a responsabilidade da ministra Rosa Weber. Na peça, a senadora alega que o seu direito de defesa está sendo cerceado. 

Isto porque, não há amparo legal para o exercício da defesa nem no Regimento Interno, bem como no Código de Ética e Decoro Parlamentar e Resolução. A defesa da senadora, patrocinada pelo advogado Gustavo Guedes, afirma que, mesmo sabendo disso, não foi estipulado nenhum rito para o seguimento do processo. 

“No presente caso, referidas máculas ao ordenamento jurídico não apenas se repetem, como se potencializam, evidenciadas em ato coator do Presidente da Mesa Diretora do Senado Federal que modulou, ao seu belprazer, procedimento que sequer deveria ser aplicado, negando resposta aos questionamentos da impetrante e nomeando defensor dativo, sem a concessão de prazo de defesa para os advogados constituídos. Criou-se agora um terceiro modelo, naturalmente menos favorável à Senadora. Portanto, há notória violação aos preceitos da segurança jurídica, do devido processo e, sobretudo, da legalidade”, disse o jurista na peça.

Selma Arruda teve o mandato cassado no final do ano passado por caixa 2 e abuso de poder de abuso econômico pela Justiça Eleitoral. Com isso, o Tribunal Superior Eleitoral remeteu a decisão para o Senado Federal, que abriu um procedimento para efetivação, ou não, da cassação da senadora.

“Inexiste, em suma, regra interna do Senado Federal que estabeleça o procedimento a ser adotado para concessão de ampla defesa ao Parlamentar nos casos em que a Justiça Eleitoral decreta a cassação do diploma. Não significa, é claro, que o rito poderá, de forma casuística, ser submetido ao arbítrio de quem decidirá observando aquelas regras”, argumentou.

Diante disso, o mandado de segurança com pedido de liminar vem no sentido de garantir a suspensão do procedimento de cassação, até que seja estabelecido um rito para que isso ocorra.

A defesa de Selma já havia ingressado com um pedido para o relator do processo no Senado, Eduardo Gomes (MDB), para suspender o processo até julgamento do recurso no STF. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet