Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
01:09:56
informe o texto

Notícias / Política

07/03/2020 às 08:00

Após sessão histórica, Abílio diz que conseguiu expor corruptos e vai à justiça reaver mandato

O parlamentar se mostrou tranquilo no final do processo e garante que atingiu a meta de expor os colegas que são aliados do prefeito Emanuel Pinheiro

Alline Marques e Camilla Zeni

Após sessão histórica, Abílio diz que conseguiu expor corruptos e vai à justiça reaver mandato

Foto: Câmara de Cuiabá

Após mais de 13 horas de sessão com muito tumulto, brigas, discussões acaloradas, a cassação do vereador Abílio Brunini (PSC) foi confirmada conforme já era esperado pelos votos dos parlamentares da base do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).  Apesar de ter conseguido 11 votos a seu favor não foi suficiente para conseguir se manter no cargo e acabou perdendo não apenas o mandato por 14 votos, mas também os diretos políticos, ficando inelegível por oito anos, ou seja, impedido de disputar as próximas eleições.

Para o parlamentar cassado, a meta foi atingida. Isto porque, de acordo com ele, a ideia era realmente expor os aliados do prefeito e todos a corrupção que envolvem eles. Sem afirmar se houve pagamento de propina, Abílio apenas ironizou: “eu acredito que o Misael e alguns vereadores que me cassaram são muito bem pagos e honram o paletó que vestem”.

Há diversos questionamentos jurídicos referente ao rito do processo, inclusive, sobre o prazo de conclusão que deveria ser de 90 dias e já teria sido extrapolado, mesmo com o recesso. Há ainda questionamentos sobre quem poderia apresentar o pedido de cassação, e até mesmo sobre o cerceamento de defesa, já que não teve direito de se defender na Comissão de Ética e também não teve várias testemunhas solicitadas vetadas.

Sendo assim, Abílio confirmou que deve recorrer à justiça para tentar reaver o seu mandato. O que acredita-se que seja possível e não seria a primeira vez que a Câmara sofre uma derrota na justiça por problemas nos ritos processuais de cassação. Outra situação em que um parlamentar recuperou o cargo foi quando Ralf Leite foi cassado, tendo conquistado o cargo de volta já no final da legislatura e ainda teve direito a receber todo o retroativo de quando ficou afastado.

Por outro lado, Abílio garante que sua estratégia era expor os parlamentares para a que a população saiba como escolher melhor este ano. “Eu sou o cassado e os tristes são eles, porque sabem as coisas erradas que eles fizeram. (...) Eu não tenho certeza se volto ou não, meu propósito era tirar eles. Essa é minha meta, me deixa feliz, saber que posso tirar Misael, Saad, Toninho, Juca, porque mostro para a população quem são esses caras e seu eu sou o boi de piranha para fazer isso, e fazer a população enxergar, então eu fiz meu papel”.

Abílio aproveitou para falar ainda sobre o fato desses vereadores usarem outros bons candidatos de trampolim para chegar na Câmara e pediu para que quem pensar em disputar a eleição para vereador que não vá para o partido destes parlamentares.

Outro ponto falado por Abílio após o processo de cassação ser concluído é de que ele pretende expulsar o suplente Oseas Machado do partido, já que foi o autor da representação que resultou na perda do mandato, além de ter sido denunciado na Operação Sangria. Brunini assumiu a presidência do PSC recentemente.
 
Para Abílio, a base do prefeito não conseguiu provar nenhuma ilegalidade. Ele ressaltou ainda que não quis pessoalizar a questão da corrupção, mas “são esses vereadores que estão prejudicando a saúde”.

Questionado se teme pela sua vida, Abilio foi enfático: “desde o dia que entrei aqui”. Sobre o futuro, Abílio diz que vai ingressar na justiça e é possível que ainda retorne, mas brinca dizendo que vai ser youtuber e afirma que continuará a fiscalização como cidadão. Cobrará ainda retorno das denúncias que fez contra os demais parlamentares.

Por fim, sobre as próximas eleições, Abílio diz que o grupo de oposição tem excelentes nomes. Por enquanto, o vereador está impossibilitado de disputar a eleição por ter tido os direitos políticos cassado, mas tentará reverter a situação na Justiça.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet