Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
06:33:15
informe o texto

Notícias / Política

09/03/2020 às 10:00

Vaga ao Senado: convenções vão de terça a quinta-feira; saiba locais e horários

Maioria dos partidos deixou para se reunir no último dia

Camilla Zeni e Kamila Arruda

A corrida dos partidos para ter representante de Mato Grosso no Senado ganha novos capítulos nesta semana, quando cerca de 20 siglas reúnem os filiados para firmar o nome dos candidatos a serem lançados. As convenções são realizadas entre terça e quinta-feira, conforme estipulou a Justiça eleitoral.

Os representantes disputam a vaga deixada por Selma Arruda (Podemos), depois que ela teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em dezembro de 2019. A eleição suplementar foi marcada para 26 de abril. 

Apesar de ter início na terça-feira (10), poucos partidos marcaram suas convenções para essa data. Foi o caso do PDT, que marcou para as 18h o lançamento da candidatura do vice-governador, Otaviano Pivetta. O encontro vai ser no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

Antes deles, reúnem-se os filiados do MDB, às 17h, na sede do diretório estadual. O partido chegou a especular o lançamento do deputado federal Carlos Bezerra à disputa, mas o nome não foi confirmado. A tendência é de que o MDB apoie a candidatura do DEM, que lançará o ex-senador Júlio Campos na convenção marcada para às 18h30 do dia 11 de março. O encontro dos democratas será no Centro de Eventos do Pantanal.

Ficou para o último dia, 12 de março, a reunião da maioria dos partidos, que chegaram a marcar as convenções nos mesmos horários.

Pela manhã, o encontro é do Pros, às 9h, com lançamento da pré-candidatura da superintendente do Procon, Gisela Simona. A reunião é no Hotel Fazenda Mato Grosso.

Também às 9h se reúnem no Hotel Paiaguás os filiados do PSL. O partido, que passou por um racha após a desfiliação do presidente Jair Bolsonaro, não tem nome a ser lançado. Eles vão apoiar o deputado estadual Elizeu Nascimento (DC) na disputa.

Às 10h, o PSB, do deputado estadual Max Russi, se reúne na sede do partido, no bairro Morada do Ouro, enquanto às 13h é a vez dos Progressistas escolherem seu candidato - também na sede do partido, no bairro Jardim Cuiabá.

Já às 14h, o Partido Liberal, do senador Wellington Fagundes, se reúne na sede do Senai, no bairro Porto. A sigla tinha a intenção de lançar o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, na disputa. 

O PCdoB lança a ex-reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder em reunião às 18h30, na sede do partido, no bairro Centro América. 

Às 19h, o DC se reúne no Hotel Holiday Inn para lançar o deputado estadual Elizeu Nascimento na corrida. Enquanto isso, os filiados do Podemos se reúnem no Hotel Fazenda Mato Grosso para apoiar a candidatura do deputado federal José Medeiros no senado. No mesmo horário ainda se reúnem os filiados do Psol.

A última convenção do dia é do PSDB, às 19h30. Contudo, ela não será realizada em Cuiabá, mas na Câmara Municipal de Sinop. Isso porque o candidato dos tucanos na disputa é o ex-deputado federal Nilson Leitão, que é representante do nortão do estado.


O Solidariedade, que tem o deputado federal Dr. Leonardo como pré-candidato, fará a convenção na Sala Guapira, a partir das 18h, no Hotel Paiaguás, em Cuiabá.

Nessa janela de convenções também se reúnem o PSC, o PV, o Avante e o Patriotas. Contudo, o horário e os locais das convenções não foram divulgados. O Partido dos Trabalhadores também se reúne no dia 12, mas o horário não foi definido. O candidato é o deputado estadual Valdir Barranco, escolhido após disputa interna com a professora Enelinda Scala.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet