Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
02:22:03
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

10/03/2020 às 17:10

Mourão diz que erro impediu Galvan de disputar Senado e aguarda posição de Bolsonaro

Presidente da Aprosoja, Antonio Galvan se desfiliou do PDT após o partido apoiar Otaviano Pivetta

Camilla Zeni

Mourão diz que erro impediu Galvan de disputar Senado e aguarda posição de Bolsonaro

Foto: Tchelo Figueiredo/Secom

O presidente da República em exercício, general Hamilton Mourão (PRTB), disse que um erro na ficha de filiação de um candidato de seu partido impediu que o PRTB lançasse nome na disputa para a eleição suplementar do Senado, marcada para 26 de abril.

O erro em questão seria do presidente da Aprosoja, Antônio Galvan, que estava filiado ao PDT até o início do ano. Contudo, com a decisão do partido em apoiar a candidatura do vice-governador Otaviano Pivetta, Galvan deixou o grupo.

Segundo Mourão, porém, além de não preencher o tempo mínimo de filiação necessário para a disputa - estipulado em seis meses pela Justiça Eleitoral -, Galvan também teria cometido um erro na ficha e rasurado sua filiação. 

“Havia uma pessoa que teria, em algum momento, se filiado ao partido, mas acabou que a ficha não tinha sido assinada corretamente, então ele não tinha a capacidade de se candidatar”, revelou, em coletiva de imprensa no Palácio Paiaguás, nesta terça-feira (10).

Enquanto isso, ele aguarda posicionamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para definir sobre o apoio aos candidatos que disputam a eleição suplementar em Mato Grosso.

“Estou aguardando o posicionamento efetivo do presidente da República. Não é uma tarefa que esteja, digamos assim, no meu escopo principal agora. As minhas energias estão voltadas para assessorar o presidente nessa questão do Conselho da Amazônia”, explicou Mourão.

Apoio feminino
Na sexta-feira passada, ao ser questionado no Palácio Alvorada, em Brasília, Bolsonaro contrariou as expectativas e informou que deve apoiar uma candidata mulher na disputa.

O nome seria o da tenente-coronel Rúbia Fernanda de Oliveira Santos. Do Patriotas, ela deve ter seu nome lançado na convenção marcada para esta quarta-feira (11).

Até então, especulava-se quem poderia receber o apoio do presidente, que teve inegável peso nas eleições gerais de 2018. Selma Arruda (Podemos), aliás, foi a mais votada em Mato Grosso e se elegeu com apoio de Bolsonaro, o qual era seu colega de partido no PSL. Ela deixou a vaga, porém, após ter sido cassada por caixa dois e abuso de poder econômico pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet