Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
02:14:58
informe o texto

Notícias / Política

15/03/2020 às 09:10

Fávaro reconhece peso de Bolsonaro, mas garante que Maggi é o “grande líder” de MT

O candidato também conta com apoio do governador Mauro Mendes, que ainda não oficializou a aliança

Camilla Zeni

Fávaro reconhece peso de Bolsonaro, mas garante que Maggi é o “grande líder” de MT

Foto: Camilla Zeni/Leiagora

Candidato pelo PSD à eleição suplementar, que visa preencher vaga mato-grossense no Senado, o ex-vice-governador Carlos Fávaro reconhece que o apoio do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), é importante. No entanto, acredita que outros nomes podem driblá-lo e representar apoio tão importante quanto esse: Blairo Maggi (PP) e Mauro Mendes (DEM). 

“É o peso do presidente da República. Ele vai mostrar a representatividade dele. É legítimo e democracia é isso”, comentou Fávaro sobre a interferência de Bolsonaro na disputa. 

Na quarta-feira (11), o presidente participou, ao vivo, da convenção do Patriotas, que lançou a coronel Fernanda Rúbia como candidata ao Senado. A eleição está marcada para o dia 26 de abril, para preencher vaga deixada por Selma Arruda (Podemos).

Cassada por caixa dois e abuso de poder econômico, ela também levou a fama de ser a “candidata do Bolsonaro” e foi a mais votada em 2018, com mais de 678 mil apoiadores.

Fávaro, porém, que foi o terceiro mais votado em 2018, também ganhou apoio importante entre os eleitores de Mato Grosso. A poucos dias da convenção, a especulação sobre quem receberia o apoio do ex-ministro Blairo Maggi também passou a apontar - e mais tarde viria a ser confirmada - aliança com Fávaro.

Questionado pelo Leiagora sobre quem teria mais força em Mato Grosso, Bolsonaro ou Blairo, Fávaro respondeu entre risos: “Blairo Maggi é o grande líder de Mato Grosso”.

Segundo o presidente do Progressistas no estado, deputado federal Neri Geller, o ex-ministro participou ativamente das discussões que definiram apoio a Fávaro. 

Mas o candidato também conta com o apoio do governador Mauro Mendes (DEM), que não se posicionou oficialmente em seu favor. Aliás, na convenção do Democratas, que lançou Júlio Campos para a eleição suplementar, cartazes indicavam que Mauro o apoiava, ainda que ele não estivesse presente. 

Cabe destacar, contudo, que Mauro entrou com duas ações na Justiça Eleitoral e no Supremo Tribunal Federal que poderiam ajudar Carlos Fávaro a chegar ao Senado.

É que, com a cassação de Selma, Fávaro, como terceiro mais votado, passaria a assumir a vaga. E foi isso que Mauro pediu ao Supremo - e foi atendido. Eles aguardam, no entanto, o fim do rito de cassação que corre no Senado.

Na Justiça eleitoral, por sua vez, o governador pediu o adiamento da eleição, para que fosse unificada com as eleições municipais, marcadas para outubro. O Tribunal Superior Eleitoral, porém, negou o pedido.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet