Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
08:17:23
informe o texto

Notícias / Política

16/03/2020 às 10:15

​Candidatos ao Senado têm até terça para registrar candidatura

Mato Grosso possui 12 candidatos ao Senado

Kamila Arruda

Os postulantes ao cargo de senador da República no pleito suplementar que ocorre em 26 de abril têm até esta terça-feira (17) para registrar as candidaturas junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). 

A partir de quarta (18) os candidatos já estão liberados para ir as ruas pedir voto. No entanto, a propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão só tem início no dia 23, sendo vedada a veiculação de propaganda paga, respondendo o candidato, o partido político e a coligação pelo seu conteúdo. 

O conteúdo será divulgado em rede, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 7h05 e das 12h às 12h05 no rádio, das 13h às 13h05 e das 20h30 às 20h35, na televisão.

Também caberá propaganda no rádio e na televisão em formato de inserções, de 30 e 60 segundos, a critério do respectivo partido político ou coligação, de segunda-feira a domingo, distribuídas ao longo da programação veiculada das 5 às 24 horas, em quantidade diária de 14 minutos.

Depois da eleição, no dia 21 de maio, o candidato eleito será a diplomação do eleito. Mato Grosso possui 12 candidatos ao Senado. O vice-governador Otaviano Pivetta (PDT) é o postulante que fechou o maior arco de alianças para a disputa.

Além do PDT, o integrante da administração estadual conta com o apoio de outros cinco partidos políticos. Trata-se do PV, MDB, PRB, PCdoB e PSB. Pivetta encara a disputa com Adilton Sachetti (PRB) como primeiro suplente, e a vice-prefeita de Cáceres Eliene Liberato (PSB) como segundo suplente. 

Também disputará a eleição em 26 de abril o ex-governador Julio Campos (DEM). Com o apoio do PTB e d PL, o democrata encara a disputa eleitoral com o deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (DEM) como primeiro suplente, e o ex-vereador José Marcio Guedes como segundo suplente.

O terceiro colocado na corrida por uma vaga no Senado Federal na eleição de 2018, o ex-vice-governador Carlos Fávaro (PSD), também irá concorrer na eleição suplementar.

O social democrata irá enfrentar os seus adversários ao lado dos empresários Margareth Buzetti (PP) e Fernando Bortolini (PSD), primeiro e segundo suplente da coligação. 

Também está no páreo pela vaga no Senado Federal o ex-deputado federal Nilson Leitão (PSDB). O tucano se coloca como o candidato do Nortão, e entra na disputa com chapa pura com o vereador de Barra do Garças, Júlio César como primeiro suplente, e o empresário Vander Masson, como segundo suplente.

Outro que também irá disputar a eleição suplementar é o deputado federal José Medeiros (Podemos). Também como chapa pura ele terá Miram Ribeiro e Coronel Zazima Dias como suplentes em sua coligação.

Inicialmente, Medeiros era tido como o candidato do presidente Jair Bolsonaro (Patriota). Contudo, o chefe da república optou por lançar candidatura própria em Mato Grosso com a Coronel Fernanda (Podemos), que encara a disputa com Victório Galli como primeiro suplente, e o Tenente coronel Luciano Esteves como segundo suplente.

A Assembleia Legislativa terá dois representantes nessa eleição que ocorre em 26 de abril. Trata-se dos deputados Elizeu Nascimento (DC) e Valdir Barranco (PT). O democrata-cristão conta com o apoio do PSL, que indicou o coronel Zilmar Dial e a sargenta Lucélia como primeiro e segundo, respectivamente, suplente da coligação.

Já Barranco encara a disputa com chapa pura com o professor Gilmar Soares como primeiro suplente, e a ex-vereadora Enelinda Scala como segunda.

Fugurinha carimbada nas eleições majoritárias, o Procurador Mauro (PSOL) também está no rol de candidatos ao Senado. Ele atendeu a um pedido do partido e se lançou candidato com Gonçalo de Melo e Vanderley Guia como primeiro e segundo suplente.

A superintendente do Procon Estadual, Gisela Simone (PROS) também não ficará de fora. Com o apoio do Rede Sustentabilidade ela encara a disputa como cabeça de chapa ao lado de Arthur Nogueira (Rede) e Delegado Denatran Cristian (PROS), como primeiro e segundo suplente.

Por fim, a disputa ainda contará com duas caras novas na política mato-grossense. Trata-se do empresário Reinaldo Moraes (PSC), e do professor Feliciano Azuaga (Novo). 

Azuaga é d
outor em Economia e professor da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). Ele vêm para o pleito ao lado de Sergio Antunes e Edegar Belz Junior como seus suplentes.

Já social-cristão encara a disputa com chapa pura aos lados dos companheiros Ane Borges e Tenente Coronel Dias, que compõem como primeiro e segundo suplentes.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet