Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
18:05:01
informe o texto

Notícias / Geral

17/03/2020 às 08:15

Coronavírus faz Cuiabá e Estado suspenderem cirurgias eletivas temporariamente

Medida libera 100 leitos de UTI em todo o estado para aguardar possíveis pacientes

Camilla Zeni e Edyeverson Hilário

Coronavírus faz Cuiabá e Estado suspenderem cirurgias eletivas temporariamente

Foto: SES-MT

Para garantir vaga para tratamento, caso haja avanço do novo coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso, o governo do Estado e a Prefeitura de Cuiabá decidiram suspender temporariamente as cirurgias eletivas. A informação foi repassada à imprensa em entrevistas coletivas realizadas na tarde dessa segunda-feira (16). 

De acordo com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), em Cuiabá a medida já está valendo e deve garantir a disponibilidade de 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Municipal. Já conforme o governador Mauro Mendes (DEM), no Estado, a mobilização garante a abertura de 60 vagas para atendimento.

Mauro destacou que, até o momento da coletiva, nenhum caso de coronavírus estava confirmado em Mato Grosso. No entanto, o estado precisa estar preparado caso haja avanço considerável e em curto prazo. 

Atualmente, conforme boletim de saúde divulgado ao fim da tarde dessa segunda-feira, 15 casos ainda estavam sendo monitorados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

O secretário da Pasta, Gilberto Figueiredo, observou que os casos avançados da nova doença podem resultar na necessidade de respiração mecânica e UTIs, o que faz com que o Estado precise garantir a disponibilidade das vagas.

Cabe destacar que Mato Grosso é um dos maiores estados em extensão territorial do país. Por isso, segundo Figueiredo, o governo já mapeia hospitais particulares que possam auxiliar no tratamento de possíveis infectados. O governo quer saber se essas unidades têm disponibilidade de médicos e leitos para serem contratados, caso necessário. O estudo não foi finalizado.

Ainda segundo o governo, a União anunciou a criação de mais de 540 leitos de UTI em todo o país para auxiliar no tratamento do coronavírus. Contudo, considerando a divisão pelos estados, Mato Grosso deverá contar com a criação de apenas novos 10 leitos.

Nem o governo do Estado e nem a prefeitura informarm quantas cirurgias ficaram, portanto, suspensas no período. Eles garantiram, contudo, que todos os procedimentos agendados seriam realizados em momento futuro.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet