Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
09:21:29
informe o texto

Notícias / Geral

17/03/2020 às 07:33

Cuiabanos relatam os impactos do Coronavírus fora do Brasil

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda (16) novo balanço dos casos confirmados de novo coronavírus no Brasil: são 234 casos

Luzia Araújo

Cuiabanos relatam os impactos do Coronavírus fora do Brasil

Foto: Arquivo pessoal

Todos os anos o gerente comercial Rafael Teles, de 32 anos, planeja uma viagem para fora do Brasil. Desta vez não foi diferente. Ele e mais dois amigos, um de Campo Grande (MS) e outro de Uberlândia (MG), escolheram como destino a Europa. O que eles não esperavam, porém, era que a viagem dos sonhos se tornaria um pesadelo. Tudo por conta do Coronavírus, também conhecido como Covid-19. 

O cuiabano deixou a capital mato-grossense no dia 3 de março planejando conhecer o México, Portugal e Espanha. Se fosse possível, o trio ainda passaria alguns dias na França.

O gerente e os amigos saíram do Brasíl já sabendo da existência da doença, mas não tinham noção do que iriam encontrar. “Até então, a doença estava concentrada na Ásia e na Itália. Não tínhamos noção do que poderia acontecer”, relatou Rafael, direto do voo de volta para o Brasil.

Nos dois primeiros países, tudo correu dentro do planejado, mas foi só chegarem na Espanha que os rapazes se depararam com os verdadeiros impactos do Coronavírus na rotina dos habitantes e turistas.

Ruas desertas, moradores estocando comida, bares, restaurantes e pontos turísticos fechados foram alguns dos efeitos da doença na vida dos espanhóis. 

Diante do cenário e com medo se tornarem vítimas do Covid-19, Rafael e os amigos se isolaram no hotel
e também providenciaram álcool em gel, para esterilizar as mãos.
 
O trio também tentou antecipar o retorno para o Brasil, mas não foi possível. “Nosso medo era ficar preso no país. Passamos 18 horas no aeroporto tentando um encaixe em algum voo, mas não conseguimos”, lembrou o cuiabano. 

Finalmente, nesta segunda-feira (16), os amigos conseguiram embarcar de volta para casa. Até o momento em que a reportagem conversou com o executivo, ele e os amigos não haviam recebido nenhuma orientação quanto quarentena.

"Vamos ver quando chegarmos no Brasil. Todo ano viajamos juntos. Essa foi a nossa primeira vez na Europa. Infelizmente, passamos por tudo isso, mas estamos aliviados em retornar para casa”, disse o gerente. 

Quem também enfrentou as mudanças na rotina devido o Coronavírus foi a cuiabana Arilele Lima. Ela mora em Dublin, na Irlanda, e relatou como a pandemia transformou a vida dos moradores e até cancelou o evento mais tradicional do país, o Sant Patrick’s Day. 

A engenheira classificou a situação na cidade como crítica, mesmo o número de casos ainda não estando tão alto em relação aos outros países atingidos pelo vírus. 

“O sistema de saúde aqui possui poucas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e, com medo de superlotação dos hospitais, o governo fechou todas as escolas e a maioria das pessoas estão trabalhando de casa”, contou.

Além disso, os moradores também enfrentaram a falta de alimentos nos mercados e bares, restaurantes e pontos turísticos fechados para visitações. “Foi tudo cancelado. Nem os pubs irão funcionar para comemorar o evento mais importante da Irlanda”, disse Ariele.  

Atualmente, a cuiabana trabalha como cuidadora de idosos e teve que tomar alguns cuidados para se proteger do Covid-19 e manter a saúde dos pacientes. “Tenho que andar com álcool em gel, usar máscara e lavar as mãos sempre que possível. Só saio de casa para o trabalho e o mercado, até melhorar a situação”, relatou. 

Ariele disse estar ansiosa e assustada passando por tudo isso. “Nunca imaginei que algo assim pudesse realmente acontecer. Acho que em alguns meses as coisas voltam ao normal”, desejou a jovem. 

Balanço

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda (16) novo balanço dos casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil: são 234 casos. Além disso, o balanço tem os seguintes destaques:
  • 234 casos confirmados (eram 176 no domingo)
  • 2.064 casos suspeitos
  • 1.624 casos descartados
Atualmente, a idade média dos infectados é de 40 anos. Segundo monitoramento da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, foram registradas, em todo o mundo, 7.074 mortes pela doença. Dessas, 3.217 ocorreram na China.

Prevenção

As investigações sobre as formas de transmissão do Coronavírus ainda estão em andamento, mas a transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

- gotículas de saliva;
- espirro;
- tosse;
- catarro;
- contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
- contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Para se prevenir do vírus é importante:

- Lavar as mãos
- Evitar contato próximo com pessoas doentes
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar 
- Evitar tocar olhos, boca e nariz
- Evite locais com grande concentração de pessoas 
- Use de álcool gel 
- As máscaras devem ser usadas somente por aqueles que já estão infectados. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet