Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
19:56:32
informe o texto

Notícias / Política

17/03/2020 às 14:01

"Temos que enxergar um pouco além do que é o óbvio", diz Mauro sobre adiamento de eleição

O pedido foi feito pelo governador há 15 dias, mas negado, porém, o TSE voltou atrás e adiou a eleição.

Camilla Zeni

Foto: Christiano Antonucci/Secom

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), reforçou a defesa do adiamento da eleição suplementar para o Senado que estava agendada para o dia 26 de abril, mas acabou adiada.

Mendes tinha feito uma solicitação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), considerando, entre outros pontos, o surto da doença, que ainda começava a propagação no Brasil. No entanto, o pedido a princípio havia sido negado, mas no início da tarde desta terça-feira (17) o órgão votou atrás e determinou o adiamento das eleições. 

"Quinze dias atrás eu encaminhei TSE esse argumento. É muito óbvio e temos que enxergar um pouco além daquilo que é o óbvio", comentou Mauro à imprensa, na tarde de ontem.

"Era muito óbvio, inclusive, que esse vírus ia chegar no país, como chegou, e que iria proliferar. E estamos no meio do processo eleitoral", completou. 

Conforme o Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (17), o Brasil já conta com 301 casos confirmados do novo coronavírus. Até o momento, uma morte foi confirmada no estado de São Paulo. 

Em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Saúde ainda não registrou nenhum caso confirmado. Quinze estão em monitoramento. Além de MT, outros 10 estados também não registraram casos.

Apontado como o favorecido em caso de suspensão das eleições, o pré-candidato ao Senado, Carlos Fávaro (PSD), classificou Mauro Mendes como um visionário.

Fávaro foi o terceiro mais votado nas eleições de 2018, tendo recebido mais de 400 mil votos no estado. Com a saída da senadora mais votada, Selma Arruda (Podemos), o STF determinou sua posse imediata. A decisão foi dada em uma ação movida pelo pelo governador Mauro Mendes, que alegou a necessidade de manter a igualdade dos estados no parlamento.

"Houve muita polêmica em torno disso e mais uma vez o governador Mauro Mendes mostra que é visionário, quando ele se alertou para o que estava acontecendo no mundo. Hoje nós vemos. Ficaram dizendo que ele estava beneficiando a, b ou c. Veja como está o mundo. Ele foi responável", respondeu Fávaro à imprensa, no dia de sua convenção partidária.

Leia também
Eleição suplementar de MT pode ser adiada a pedido do ministro da Saúde, diz Folha

TSE rebate argumentos de Mendes e nega adiamento da eleição
 
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet