Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
06:55:35
informe o texto

Notícias / Política

18/03/2020 às 10:28

Candidatos afastados de cargos públicos devem retornar imediatamente, avisa TRE

Presidente da Corte destacou que suspensão da eleição anula afastamentos

Camilla Zeni

Candidatos afastados de cargos públicos devem retornar imediatamente, avisa TRE

Foto: TJMT

Diante da suspensão da eleição suplementar agendada para 26 de abril, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) avisou que os candidatos que se afastaram dos cargos públicos devem retornar aos postos imediatamente.

A informação foi passada pelo presidente da Corte, desembargador Gilberto Giraldelli, em coletiva de imprensa virtual, na manhã desta quarta-feira (18).

"Esse afastamento era realizado em função de uma eleição que, na verdade, não vai mais acontecer. Então cessam todos os efeitos desse afastamento e as pessoas são obrigadas a retornar", informou o presidente.

Uma dos pré-candidatos a eleição é Gisela Simona (Pros), que era superintendente do Procon. Ela se afastou da função após convenção do partido, no dia 12 de março. Na chapa dela também está o delegado Christian Cabral, que atua na Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito. 

Christian comunicou, no sábado (14), o afastamento das funções, em razão do pleito que aconteceria no próximo mês. Contudo, diante do cancelamento, eles devem retomar aos cargos.

A candidata Coronel Fernanda (Patriotas), apontada como o nome apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro em Mato Grosso, também está nessa situação. Por ser militar, ela não poderia estar filiada em um partido, salvo se fosse referendada em uma convenção.

No entanto, conforme Giraldelli, ainda não há esclarecimento se as atas permanecerão valendo ou se também foram suspensas com a decisão. 

A suspensão da eleição foi determinada pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Rosa Weber, ao fim da manhã dessa terça-feira (17). 

A ministra considerou os avanços do coronavírus no Brasil e a recomendação da Organização Mundial e Saúde e do Ministério da Saúde para que se evite aglomerações. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, foi pessoalmente conversar com representantes do Congresso, TSE e Supremo Tribunal Federal, na segunda-feira.

Leia também
PGR não vê previsão legal e recorre de decisão do STF para empossar Fávaro
Candidatos ao Senado são favoráveis a adiamento de eleição; Medeiros diverge
TSE volta atrás e suspende eleição ao Senado em MT
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet