Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
03:08:21
informe o texto

Notícias / Política

18/03/2020 às 17:43

Emanuel suspende passe livre, manda higienizar ônibus e dá merenda para famílias

A Águas Cuiabá também não poderá cortar o abastecimento dos cuiabanos

Camilla Zeni

Emanuel suspende passe livre, manda higienizar ônibus e dá merenda para famílias

Foto: Luiz Alves/Prefeitura de Cuiabá

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) editou dois novos decretos com medidas de prevenção ao coronavírus (Covid-19), diante do avanço da pandemia no Brasil. As mudanças foram divulgadas em uma transmissão, na tarde desta quarta-feira (18). 

Entre as medidas anunciadas, destacam-se a obrigatoriedade de higienização dos ônibus em cada parada no ponto final e a disponibilização de álcool em gel para os usuários. O prefeito também suspendeu o passe livre para os estudantes e determinou a distribuição da merenda escolar para as famílias de baixa renda.

Emanuel destacou que é uma preocupação a rotina das crianças que terão as aulas suspensas a partir do dia 23 de março, por recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com o prefeito, de 54 mil alunos na rede municipal, quase 18 mil dependem exclusivamente da merenda escolar como alimentação. Para amenizar a situação, Emanuel determinou que a comida seja entregue para as famílias cadastradas no programa Bolsa Família. 

Ainda no âmbito da educação, o prefeito suspendeu o programa "bom de bola, bom de escola" e todos os outros que possam implicar em aglomeração de crianças e adolescentes, além das atividades nas creches municipais.

Emanuel também determinou a disponibilização de materiais virtuais de aulas de reformo para os alunos matriculados no ensino fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. 

Na pasta de Assistência Social, o decreto limitou a lotação máxima no Restaurante Popular para até 50 pessoas, e suspendeu o programa Siminina.

Quanto à Mobilidade Urbana, o prefeito determinou a suspensão do passe livre para estudantes e idosos, bem como da tarifa social - válida apenas nos dias de feriados.

Ainda consta no decreto que os ônibus em circulação deverão ser higienizados nos pontos finais por um funcionário da MTU, e que as estações principais deverão funcionar sem ar condicionado, além de serem higienizadas periodicamente.

O texto também prevê restrições nas feiras livres, que seguem com autorização para serem realizadas. A ocupação máxima, porém, foi determinada em 100 pessoas. O organizador da feira será o responsável pela vistoria e poderá ser penalizado em caso de descumprimento.

O prefeito também determinou que, nesse período, a concessionária Águas Cuiabá também não poderá corter a água da população, mesmo de quem tiver débitos com a empresa.

Essa medida em relação ao corte de água vale por 60 dias, segundo o prefeito, e considera que a população deverá passar mais tempo em casa e precisa da água para se energizar.

Todas as demais medidas são válidas até o dia 5 de abril, e poderão ser prorrogadas conforme o avanço da pandemia.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet