Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
18:39:06
informe o texto

Notícias / Geral

19/03/2020 às 08:51

Coronavírus afeta rotina: igrejas, cinemas e academias param, condomínios proíbem festas

A Organização Mundial de Saúde recomenda evitar a aglomeração de pessoas

Camilla Zeni

Coronavírus afeta rotina: igrejas, cinemas e academias param, condomínios proíbem festas

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / ABR

Para evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19), que foi classificado como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), diversas entidades no país já adotaram medidas de prevenção. Em Mato Grosso não foi diferente: shoppings alteraram seus horários, escolas, academias e cinemas fecharam as portas e até condomínios já começaram a proibir as reuniões sociais.

Maior rede de academias da América Latina, a Smartfit anunciou nesta quarta-feira (18) a paralisação das aulas em todas as suas unidades. A medida tem duração prévia de 15 dias e pode ser prorrogada. 

Em Mato Grosso, a empresa tem seis unidades, sendo três em Cuiabá, uma em Várzea Grande, uma em Rondonópolis e outra em Sinop. Apesar da paralisação, a empresa disponibilizou aulas online para que os alunos não ficassem prejudicados nos treinos.

Missas
O arcebispo metropolitano, Dom Milton, também determinou, nesta quarta-feira, a suspensão das missas presenciais e de aulas de catequese, a partir da próxima quarta-feira (26). 

A suspensão é válida para Cuiabá e outras oito cidades que compõem a baixada cuiabana. Dom Milton aproveitou para recomendar que a população assista a missa pela televisão. Ela é transmitida todos os dias, em diversos horários, pela rede Canção Nova, TV Aparecida e Rede Vida. 

Comércio
As medidas de prevenção também vão afetar o comércio da Capital. Nesta quarta-feira, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) recomendou que o comércio altere o horário de funcionamento para das 10h às 18h.

“A ideia é minimizar a carga de trabalho, diminuir o trânsito e tentar sensibilizar o governo a não decretar o fechamento do comércio”, informou em nota.

Outra orientação passada foi para que os comerciantes limitem a entrada e a quantidade de produtos a serem adquiridos por pessoa. O objetivo é evitar aglomeração de pessoas e a falta de insumos para a população.

Shoppings
Os shoppings da Capital já começaram a alterar os horários de funcionamento. Todos os shoppings passarão a abrir das 12h às 20h, de segunda a sábado. O que muda é o funcionamento no domingo e das praças de alimentação. Confira: 

No Goiabeiras Shopping, o horário vai ser o mesmo no domingo, portanto das 12h às 20h. Nos domingos e feriados o Estação Cuiabá vai abrir das 14h às 20h, com exceção da praça de alimentação, que vai abrir às 12h. O Pantanal Shopping vai funcionar no mesmo horário.

O Shopping 3 Américas vai seguir das 12h às 20h todos os dias, sendo que o horário também vale para a praça de alimentação e o cinema. 

Já em Várzea Grande, o shopping informou que nos domingos e feriados as lojas vão abrir a partir das 14h e a praça de alimentação e lazer segue no horário das 11h às 22h.

Aulas
Tanto o governo do Estado quanto a prefeitura de Cuiabá já anunciaram a suspensão das atividades escolares pelas próximas duas semanas. Apesar de terminar no dia 5 de abril, a medida pode ser revista conforme os avanços do coronavírus. 

O prefeito de Cuiabá também informou que vai disponibilizar aulas de reforço na modalidade “à distância” para alunos do ensino fundamental e de Jovens e Adultos (EJA). E com a suspensão das aulas, o passe livre no transporte coletivo também está interrompido.

Condomínios
Alguns condomínios já começaram a notificar os moradores com diversas proibições que buscam restringir o contato entre os vizinhos. Em um dos comunicados que chegou à reportagem, a administração suspendeu todas as locações da área de lazer (churrasqueira) e proibiu a utilização da piscina, academia, quadras e brinquedoteca.

O mesmo condomínio também desativou os bebedouros espalhados pelas áreas comuns e não mais irá permitir acesso à sala de cinema.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet