Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
09:00:13
informe o texto

Notícias / Geral

19/03/2020 às 11:19

Coronavírus: Hemocentro vai restringir acesso e agendar doadores; entenda

Objetivo é evitar colocar em risco a vida de doadores e trabalhadores, sem comprometer o banco de sangue

Leiagora

Coronavírus: Hemocentro vai restringir acesso e agendar doadores; entenda

Foto: Secom

Atendendo ao decreto do governo do Estado, o MT Hemocentro também mudou o protocolo de atendimento para aqueles que fazem a doação de sangue em Cuiabá. A partir desta semana, a unidade passa a agendar as coletas internas.

A mudança faz parte das ações de prevenção ao avanço do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil. Além disso, serve para preservar a saúde dos doadores e da equipe técnica do banco de sangue público, sem colocar em risco o estoque de bolsas de sangue para continuar abastecendo os hospitais e prontos-socorros públicos em todo o Estado.

De acordo com a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, as campanhas com entidades e empresas públicas e privadas estão mantidas, porém, de forma mais ordenada para evitar aglomerações dentro da unidade de coleta de doação de sangue.

Nesse sentido, a diretoria e os parceiros estipularam o atendimento de grupos de até dez pessoas e de uma em uma hora. “Dessa forma, o fluxo de atendimento é mais rápido e evita a exposição dos próprios doadores”, destacou a diretora.

Algumas coletas externas estão sendo remanejadas para dentro da unidade e as coletas previstas para serem realizadas na Praça da República, nos dias 23, 26 e 30 de março estão canceladas.

Desde a quarta-feira (18) até hoje, a equipe do Hemobus realiza coleta de doação em frente da Secretaria de Estado de Saúde, das 8h às 16h, com o objetivo de atender doadores de todas as secretarias e órgãos do Governo do Estado.

O MT Hemocentro ainda orienta aqueles que estiverem com sintomas de gripe a evitarem a doação no momento. Com relação ao agendamento, Gian explica que qualquer doador de sangue pode agendar a coleta por AQUI ou pelo telefone (65) 3623 0044.

Já os doadores por aférese, o banco de sangue público informa que vem agendando a coleta diretamente com os doadores fidelizados ou aqueles que nunca haviam doado por aférese, para aumentar e suprir o estoque necessário.

"O de aférese é a gente que liga e agenda porque tem que preparar a equipe, tendo em vista que a doação demora até 1h30. Esta é uma doação diferenciada", esclarece.


Coronavírus
A última atualização do Ministério da Sáude apontou 428 casos confirmados e quatro mortes pela doença. Em Mato Grosso seriam 45 casos suspeitos e nenhum confirmado.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet