Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
01:55:38
informe o texto

Notícias / Polícia

20/03/2020 às 12:03

Já viu aplicativo COVID-19 Tracker? Cuidado, é vírus e bloqueia aparelhos

A orientação da Gerência de Crimes de Alta Tecnologia da Polícia Civil é para não abrir o link com o nome.

Luzia Araújo

Já viu aplicativo COVID-19 Tracker? Cuidado, é vírus e bloqueia aparelhos

Foto: Ilustrativa

Um link que está circulando nas redes sociais para baixar um aplicativo com o nome COVID-19 Tracker, que mostra um mapa e estatísticas mundiais sobre o novo coronavírus, na verdade se trata de um programa malicioso bloqueia os aparelhos onde for instalado.  

O alerta foi feito pela Polícia Judiciária Civil (PJC), nesta sexta-feira (19). A orientação da Gerência de Crimes de Alta Tecnologia da Polícia Civil é para não abrir o link com o nome. 

O Covid-19 Tracker trata-se de um malware (programa malicioso) que faz a criptografia de dados, causa bloqueio de celulares, computadores e outros dispositivos onde for instalados exige dinheiro dos usuários para ser liberado.

O vírus fez várias vítimas em Portugal. Por enquanto, não há registro de vítimas em Mato Grosso, segundo o delegado Eduardo Botelho, titular da Gerência de Combate a Crimes de Alta Tecnologia. 

Para evitar riscos como esse, é necessário analisar o aplicativo antes da instalação. Por padrão, o usuário deve desconfiar de softwares que não estejam cadastrados em plataformas de downloads, como o Google Play ou a App Store, por exemplo. Elas foram desenvolvidas pela Google e pela Apple para dar segurança nas instalações. Aplicativos que precisam ser baixados a partir de outros sites não oficiais são suspeitos.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet