Cuiabá, segunda-feira, 30/03/2020
05:44:12
informe o texto

Notícias / Judiciário

20/03/2020 às 15:32

Coronavírus: Funai deve suspender atividades para evitar transmissão

Estão permitidas apenas as atividades consideradas essenciais para a sobrevivência do grupo

Leiagora

Coronavírus: Funai deve suspender atividades para evitar transmissão

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério Público Federal recomendou que a Fundação Nacional do Índio (Funai) suspenda a realização de atividades ou ações e áreas de povos isolados. A medida, recomendada na quinta-feira (19), quer assegurar medidas de proteção aos indígenas contra a pandemia provocada pelo coronavírus.

O documento também pede a elaboração imediata de um Plano de Contingência para Surtos e Epidemias e a ativação da Sala de Situação para subsidiar a tomada de decisões em relação a esses povos. 

A recomendação do MPF, porém, destaca que atividades consideradas essenciais à sobrevivência do grupo sejam mantidas, desde que autorizadas pelas Coordenações Regionais (CR) da Funai.

Na recomendação, o MPF lembra que as CRs “não têm entre suas atribuições a competência para executar ações de contato e pós-contato, nem dispõem, no seu quadro de pessoal, de servidores com capacitação específica para lidar com as especificidades das políticas voltadas aos povos isolados e de recente contato, especialmente em situação de crise epidemiológica”. 

No texto, o MPF alerta que uma ação de contato coordenada sem capacidade legal e técnica poderá agravar a exposição de povos que já têm pouca ou nenhuma capacidade de resposta imunológica ao vírus.

A Funai tem prazo de cinco dias para responder se acata ou não a recomendação do MPF.

 
Com assessoria

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet