Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
07:19:20
informe o texto

Notícias / Judiciário

20/03/2020 às 15:32

Coronavírus: Funai deve suspender atividades para evitar transmissão

Estão permitidas apenas as atividades consideradas essenciais para a sobrevivência do grupo

Leiagora

Coronavírus: Funai deve suspender atividades para evitar transmissão

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério Público Federal recomendou que a Fundação Nacional do Índio (Funai) suspenda a realização de atividades ou ações e áreas de povos isolados. A medida, recomendada na quinta-feira (19), quer assegurar medidas de proteção aos indígenas contra a pandemia provocada pelo coronavírus.

O documento também pede a elaboração imediata de um Plano de Contingência para Surtos e Epidemias e a ativação da Sala de Situação para subsidiar a tomada de decisões em relação a esses povos. 

A recomendação do MPF, porém, destaca que atividades consideradas essenciais à sobrevivência do grupo sejam mantidas, desde que autorizadas pelas Coordenações Regionais (CR) da Funai.

Na recomendação, o MPF lembra que as CRs “não têm entre suas atribuições a competência para executar ações de contato e pós-contato, nem dispõem, no seu quadro de pessoal, de servidores com capacitação específica para lidar com as especificidades das políticas voltadas aos povos isolados e de recente contato, especialmente em situação de crise epidemiológica”. 

No texto, o MPF alerta que uma ação de contato coordenada sem capacidade legal e técnica poderá agravar a exposição de povos que já têm pouca ou nenhuma capacidade de resposta imunológica ao vírus.

A Funai tem prazo de cinco dias para responder se acata ou não a recomendação do MPF.

 
Com assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet