Cuiabá, terça-feira, 07/04/2020
18:33:47
informe o texto

Notícias / Região Araguaia

20/03/2020 às 16:07

Prefeitura recomenda não tomar chimarrão para evitar transmissão de coronavírus

O problema é que faz parte do costume dividir o chimarrão com a família e/ou amigos, o que provoca a troca de fluidos como saliva e pode transmitir o COVID-19.

De Água Boa - GM

Prefeitura recomenda não tomar chimarrão para evitar transmissão de coronavírus

Foto: Reprodução

Entre as medidas e recomendações para prevenir a transmissão do novo coronavírus, uma chama a atenção por alterar uma tradição. No comunicado aos cidadãos, a prefeitura de Canarana (850 km de Cuiabá) recomendou que a população evite tomar chimarrão.

Bebida tipicamente sulista, o chimarrão é tomado em uma cuia e com um canudo conhecido como bomba de metal. O problema é que faz parte do costume dividir o chimarrão com a família e/ou amigos, o que provoca a troca de fluidos como saliva e pode transmitir o COVID-19.

"O momento não é de pânico, mas sim de prevenção e cuidado", diz trecho do comunicado, que pede "a todos ações simples de conscientização".

Na lista das medidas preventivas, além do chimarrão, é recomendado cuidado também para tomar tereré, uma "versão" gelada do chimarrão, além de evitar beijos e abraços e lavar bem as mãos. "São medidas simples que ajudam a minimizar a disseminação do vírus, assim como as influenzas que também começaremos a enfrentar", enfatiza o Executivo municipal.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet