Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
11:04:50
informe o texto

Notícias / Judiciário

31/03/2020 às 15:02

MPF vai apurar se eleitores indígenas de MT recebem alimentação e transporte para votar

Entidade quer saber se direitos que foram reconhecidos em decisão da Justiça Eleitoral são cumpridos

Camilla Zeni

MPF vai apurar se eleitores indígenas de MT recebem alimentação e transporte para votar

Foto: Assessoria

O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso abriu um procedimento administrativo para fiscalizar se os indígenas do Estado estão tendo assegurados seus direitos enquanto eleitores. A portaria foi publicada no Diário Oficial semana passada e é assinada pelo procurador da República Ricardo Pael Ardenghi.

Conforme o despacho, o objetivo da portaria é acompanhar se decisão judicial está sendo cumprida. 

Consta que foram reconhecidos como direitos dos eleitores indígenas a votação no interior de suas terras ou o recebimento de alimentação e transporte para se encaminharem até o local de votação.

As decisões foram proferidas em uma ação civil pública movida em 2016 e em outra ação cível de 2018, ambas na Justiça Federal.

Na ação cívil pública, o procurador destacou que houve análise parcialmente procedente ao pedido do MPF, obrigando a União a garantir a alimentação dos indígenas nos dias de votação. Segundo Ardenghi, a decisão ponderou que o direito ao transporte não tinha sido violado. 

Além disso, conforme o procurador, um processo movido na Justiça Eleitoral garantiu o direito de indígenas da etnia Enawenê-Nawê (35ª Zona Eleitoral) de votarem em seção instalada dentro do seu território. Ele diz que o mesmo ocorreu em relação a diversas outras etnias do Estado e, por isso, quer saber se as decisões estão sendo cumpridas.

O procedimento administrativo de fiscalização tem a duração de um ano.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet