Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
17:40:00
informe o texto

Notícias / Geral

23/03/2020 às 11:16

Vacinas contra Influenza acabam duas horas depois de início da campanha em Cuiabá

Gerente de imunização informa que novas unidades devem chegar até o fim da semana

Camilla Zeni

Vacinas contra Influenza acabam duas horas depois de início da campanha em Cuiabá

Foto: Sicom

A campanha de vacinação contra o vírus da Influenza começou nesta segunda-feira (23) e deveria ir até o dia 22 de maio. Contudo, todas as doses enviadas para Cuiabá acabaram cerca de duas horas depois do início da vacinação.

Campanha nacional, a vacinação tem como foco, numa primeira etapa, idosos e profissionais da saúde. 


De acordo com a gerente de imunização da Vigilância Sanitária de Cuiabá, Valéria de Oliveira, foram enviadas 9.500 doses para a capital mato-grossense, de um universo de 75 milhões de doses disponíveis em todo o país. A vacina é trivalente e previne contra três tipos de doença: influenza A H1N1, influenza A H3N2 e Influenza B.

Em razão da grande procura, a prefeitura de Cuiabá já solicitou novas doses ao Estado. Segundo Valéria, elas devem chegar até o fim da semana. 

A gerente também tranquiliza a população em relação ao fim do estoque de vacinas. Ela lembra que a vacinação vai ser feita em grupos, sendo que a primeira etapa, exclusiva para idosos, acima de 60 anos, e trabalhadores da saúde, se estende até 15 de abril.

"Então podem deixar para ir daqui a uma semana, com calma e mais tranquilidade, sem problema nenhum, e estará sendo atendido", garantiu. 

A segunda etapa da vacinação vai de 16 de abril a 9 de maio e tem como público os professores, profissionais das forças de segurança, portadores de doenças crônicas, crianças de seis meses a seis anos, gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto, além de povos indígenas.

Por fim, a terceira e última etapa da campanha, que segue até 22 de maio, abrange jovens e adolescentes até 21 anos que estejam em medidas socioeducativas, presos, funcionários do sistema prisional e adultos com idades entre 55 e 59 anos. 


Coronavírus
Inicialmente a ação de vacinação estava programada para ser realizada em abril. Contudo, devido ao avanço do novo coronavírus no Brasil, ela foi antecipada. O objetivo é diminuir o número de pessoas acometidas pela gripe no país. 

A medida é necessária para evitar a confusão no diagnóstico das doenças, uma vez que os sintomas do novo vírus são semelhantes aos da gripe. Contudo, quando em situação agravada, o novo coronavírus por levar à graves crises respiratórias, sendo necessário, muitas vezes, manter os pacientes em Unidades de Terapia Intensiva. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet