Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
22:28:44
informe o texto

Notícias / Geral

24/03/2020 às 09:25

Emissão e entrega de passaportes são suspensas em MT até fim do decreto de emergência

Medida foi adotada diante do avanço de pandemia e recomendações para evitar tumulto

Camilla Zeni

Emissão e entrega de passaportes são suspensas em MT até fim do decreto de emergência

Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal de Mato Grosso informou, na noite de segunda-feira (23), que suspendeu todas as atividades referente a parte de Imigração. A medida vale enquanto o decreto de estado de emergência pública durar.

A situação de emergência foi solicitada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, no dia 18 de março, e reconhecida pelo Congresso Nacional no Diário Oficial da União publicado no dia 20. 

Considerando o 
cenário atual do país, diante da pandemia do novo coronavírus,  e a recomendação para que a população permaneça em suas casas, a entrega e a emissão de novos passaportes foram suspensas.

Da mesma forma, ficou suspenso o prazo de 90 dias para que aqueles que solicitaram o documento o retirem nas agências da PF. A contagem do prazo recomeça assim que acabar a situação de emergência.


A Polícia Federal ainda destacou que, se houver casos de extrema necessidade, eles poderão ser informados à unidade local por email (migracao.mt@dpf.gov.br), e mediante apresentação de documentos comprobatórios. Contudo, o atendimento ao público tem caráter excepcional, obedecendo a "rigorosos critérios de essencialidade e inadiabilidade". 

Nesse período, também estão suspensas as emissões e entregas de certidões, Carteiras de Registro Nacional Migratório (CRNMs) e Documentos Provisórios de Registro Nacional Migratório (DPRNM) para estrangeiros.

"Somente serão atendidos casos em que haja possibilidade de suspensão de direitos civis, tais como, doação de órgãos, perda de bolsa para estudantes, negativa de atendimento hospitalar ou perda de emprego. Estas situações também deverão ser informadas via e-mail, com documentação anexa", consta no informativo da PF.

 
Com assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet