Cuiabá, quinta-feira, 09/04/2020
08:47:52
informe o texto

Notícias / Judiciário

24/03/2020 às 13:38

Dinheiro de TACs e corrupção vai para ações de combate ao coronavírus, decide MPE

Valor antes seria destinado às obras do Hospital Central do Estado, na Capital

Camilla Zeni

Dinheiro de TACs e corrupção vai para ações de combate ao coronavírus, decide MPE

Foto: MPMT

O procurador-geral do Estado, José Antônio Borges, recomendou que os membros do Ministério Público do Estado (MPE) façam a destinação de todos os valores que surgirem para o combate ao novo coronavírus - considerado pandemia pela Organização Mundial de Saúde.

A medida foi tomada após reunião com o corregedor-geral do MP, procurador Hélio Faust. Conforme o ato conjunto publicado nesta terça-feira (24), os valores arrecadados podem ser oriundos de decisões judiciais ou acordos extrajudiciais, como Termos de Ajustamento de Condutas (TACs) e acordos de leniência, firmados no Ministério Público. 

No ano passado, o MPE firmou compromisso com o governo do Estado de repassar os valores arrecadados com corrupção para a construção do Hospital Central do Estado, cuja retomada da obra foi anunciada em novembro. 

Para 2020, o acordo previa o repasse de R$ 80 milhões para essa finalidade. Agora, o montante vai ser destinado ao fundo de combate ao coronavírus, administrado pelo Estado.

O MPE também recomendou que os promotores pedissem ao Poder Judiciário que os valores de ações de execução ou indenização movidas em Mato Grosso sejam redirecionadas também para o combate à pandemia.

O procurador não informou, porém, quanto desses R$ 80 milhões já devem entrar nos cofres do Estado nos próximos dias.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet