Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
20:19:03
informe o texto

Notícias / Política

24/03/2020 às 12:41

Mauro cita baixa arrecadação e não descarta atraso em salários dos servidores

Segundo o governador, a estimativa é de que a arrecadação caia em 30%

Camilla Zeni

Mauro cita baixa arrecadação e não descarta atraso em salários dos servidores

Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

O atraso no pagamento de salário dos servidores do Estado pode voltar a ser uma realidade em Mato Grosso. A possibilidade foi levantada pelo governador Mauro Mendes (DEM), nesta terça-feira (24).

Em entrevista à TVCA, o governador informou que, devido às medidas adotadas para conter os avanços do coronavírus em Mato Grosso, o Executivo projeta uma queda de até 30% na arrecadação do estado.

De acordo com o governador, a conta é simples: com mais pessoas ficando em casa, menos gira a economia local, menos se gasta com combustível e menos ICMS o estado arrecada.


No entanto, a dificuldade econômica trazida com o vírus - considerado pandemia pela Organização Mundial de Saúde - não deve ser absorvida exclusivamente por empresários e o Executivo.

"A crise vai afetar muita gente, até nós, servidores", disse Mauro. 
Com essa linha, o governador levantou a possibilidade de não ter recursos suficientes para quitar a folha de pagamento e afirmou que, por isso, ainda não é possível garantir que o pagamento de abril ocorra em dia. 

"Não podemos dizer nem sim e nem não. Mas como pagarei salário se não entrar receita? Meu desejo é pagar, mas para isso precisamos de dinheiro em caixa”, disse na entrevista.

Mauro também lembrou que entrou com novas cobranças para tentar conseguir recursos federais que estão emperrados em Brasília. É o caso do Fundo de Auxílio de Fomento às Exportações (FEX). Segundo o governo, Mato Grosso tem pelo menos R$ 1 bilhão para receber.

Uma reunião com governadores dos estados do Centro-Oeste, o presidente da República, Jair Bolsonaro, e com o ministro da Economia, Paulo Guedes, foi feita nessa manhã, para discutir justamente os auxílios financeiros para os estados.

Uma resposta sobre a liberação do FEX não foi repassada.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet