Cuiabá, quarta-feira, 01/04/2020
07:53:15
informe o texto

Notícias / Política

24/03/2020 às 14:00

Mendes critica medidas do governo Federal e diz que MT não é beneficiado

De acordo com o governador, a recomposição proposta por Bolsonaro representa apenas 11% da receita de Mato Grosso

Kamila Arruda

Mendes critica medidas do governo Federal e diz que MT não é beneficiado

Foto: Mayke Toscano / Secom-MT

O governador Mauro Mendes (DEM) criticou as medidas anunciadas pelo Governo Federal para ajudar os estados neste momento de pandemia do novo Coronavírus (Covid- 19). Para o democrata, as ações não irão beneficiar Mato Grosso e os estados do Centro-Oeste.

O chefe do Executivo Estadual refere-se à recomposição dos fundos de participação de estados e municípios (FPE), que é uma espécie de seguro para eventual queda de arrecadação.

Acontece que, segundo Mendes, cerca de 70% da arrecadação do estado vem do Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Diante disso, essa recomposição proposta pelo presidente Jair Bolsonaro tem pouco efeito prático no Estado, uma vez que representaria apenas 11% da receita de Mato Grosso.

“A nossa arrecadação de ICMS é quase 500% maior que o FPE. Então esse não é um remédio adequado para o Centro Oeste, pois não impacta de forma significativa, devido às características da nossa região”, explicou o democrata.

Por conta disso, Mendes voltou a pontuar a importância da liberação dos valores oriundo do FEX referente aos anos de 2018 e 2019, lembrando que havia um compromisso da União em liberar o recurso no final do ano passado, o que não ocorreu. Para o governador, é “crucial” o suporte do Governo Federal neste momento.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet