Cuiabá, quarta-feira, 01/04/2020
06:55:50
informe o texto

Notícias / Política

24/03/2020 às 15:37

Bolsonaro e Xi Jinping trocam informações sobre a covid-19

Presidente ligou para o líder chinês esta manhã

Leiagora

Bolsonaro e Xi Jinping trocam informações sobre a covid-19

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro conversou na manhã de hoje (24) com o presidente da China, Xi Jinping, para trocar informações sobre o combate ao novo coronavírus (covid-19) e reafirmar os laços comerciais entre os dois países. Acompanharam a ligação os ministros da Agricultura, Tereza Cristina; das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

“Nesta manhã, em ligação telefônica com o Presidente da China, Xi Jinping, reafirmamos nossos laços de amizade, troca de informações e ações sobre o covid-19 e ampliação de nossos laços comerciais”, escreveu Bolsonaro em publicação no Twitter.

Na semana passada, o presidente brasileiro disse que não há nenhum problema entre os governos do Brasil e da China e que poderia entrar em contato com o governo chinês para pedir auxílio no combate à pandemia da covid-19.

A declaração foi dada após publicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) no Twitter, filho do presidente, responsabilizando o governo chinês pela pandemia de coronavírus. Em resposta, a Embaixada da China no Brasil disse que a postagem prejudica “a boa imagem do Brasil no coração do povo chinês”.

Depois de surgir na China, em dezembro do ano passado, o surto do novo coronavírus espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar situação de pandemia. 

Após várias medidas restritivas e ações de saúde nos últimos meses, o país vem registrando queda no número de novos casos por transmissão comunitária e já trabalha para conter aumento de casos importados de coronavírus.

De acordo com boletim divulgado ontem (23) pela OMS, 103 novos casos foram confirmados na China nas últimas 24 horas. Desde o início do surto, o país registrou mais de 81,6 mil casos da covid-19.

Embaixador chinês

Em publicações no Twitter, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, destacou que a conversa telefônica entre Xi Jinping e Bolsonaro foi realizada em um ambiente muito cordial e amistoso. De acordo com Wanming, os dois presidentes reforçaram a necessidade de aumentar a cooperação no combate e controle da pandemia de covid-19, inclusive nos materiais médicos. “Consideram que a única solução correta de vencer a pandemia com maior brevidade é a cooperação internacional”, escreveu.

Ainda segundo o embaixador, ambos reiteraram o compromisso com a estabilização e ampliação da parceria comercial, especialmente nesse contexto desafiador, contribuindo para o enfrentamento do impacto causado pela covid-19 na economia mundial. Os presidentes também reafirmaram o compromisso conjunto de dar continuidade ao estreito diálogo a favor do desenvolvimento saudável, estável e constante da parceira Brasil-China.

Xi Jinping e Bolsonaro também apoiam a proposta da Arábia Saudita de promover uma videoconferência dos líderes dos países de G-20, destacando a importância da coorperação dos países do bloco no combate ao novo coronavírus.

“O Presidente Xi Jinping manifestou solidariedade ao governo e ao povo brasileiro. Faz voto pelo sucesso brasileiro o quanto antes no combate à covid-19 sob a liderança do Presidente Jair Bolsonaro”, acrescentou Yang Wanming.
 
Agência Brasil

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet