Cuiabá, quinta-feira, 09/04/2020
21:57:31
informe o texto

Notícias / Geral

24/03/2020 às 17:54

Mato Grosso tem novo caso de coronavírus confirmado; transmissão já é comunitária

Número de casos suspeitos cresceu em quase 60 em 24 horas

Camilla Zeni

Mato Grosso tem novo caso de coronavírus confirmado; transmissão já é comunitária

Foto: Agência Brasil

Mato Grosso confirmou, nesta terça-feira (24), um novo caso de infecção pela Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Com essa nova confirmação, o Estado atualiza o quadro de monitoramento com sete casos confirmados.

Além desses, Mato Grosso também registra 269 casos suspeitos, em comparação aos 210 que estavam sob análise até essa segunda-feira (23). De acordo com a nota informativa, 38 casos foram descartados, e 13 pacientes estão hospitalizados. 

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, o novo caso confirmado de infecção pela doença foi registrado no município de Nova Monte Verde (950 km de Cuiabá). A informação é de que o paciente é uma mulher de 32 anos. O quadro clínico é considerado estável e ela segue em quarentena.

Figueiredo também informou, em coletiva de imprensa nesta terça-feira, que o caso é considerado mais um por transmissão comunitária. Isso significa que a rede de saúde não é capaz de mapear a origem da transmissão da doença contagiosa. 

O caso do interior mato-grossense não é o primeiro nesse estilo, porém, segundo Gilberto, um dos casos confirmados em Cuiabá também se enquadra como transmissão comunitária, pela falta de rastreamento de contágio.

Ainda na coletiva, o secretário anunciou que, a partir de quarta-feira (25), o Estado vai mudar a forma de notificação de casos supeitos no Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde Nacional (Cievs). A partir de amanhã, todos os casos lançados pelos hospitais como suspeito serão admitidos imediatamente pela Secretaria.

Gilberto informou que dos sete casos nenhum é grave. Só um paciente está internado e por opção. O resto está em acompanhamento domiciliar. 

Dentre os municípios com maior número de casos suspeitos está Cuiabá que monitora 42 pacientes e já tem cinco confirmados, em segundo vem Várzea Grande com 29, seguida de Rondonópolis com 27, Sinop com 22, Tangará da Serra tem 16, e Campo Novo do Parecís tem 10. 

Clique AQUI e confira a nota informativa divulgada hoje

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet