Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
19:03:30
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

24/03/2020 às 18:44

Ministério da Agricultura disponibiliza 84 de seus laboratórios para realizar testes do coronavírus

Os laboratórios estão em 19 estados e 27 cidades e há um total de 108 profissionais aptos para atuar

Leiagora

Ministério da Agricultura disponibiliza 84 de seus laboratórios para realizar testes do coronavírus

Foto: Reuters / Rahel Patrasso / Direitos Reservados

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai disponibilizar 84 laboratórios da rede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), dos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDAs) e da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac) para ajudar na análise de testes do novo coronavírus.
 
Os laboratórios estão em 19 estados e 27 cidades e há um total de 108 profissionais aptos a operar equipamentos e ensaios. “Essa estratégia propõe uma aliança do agronegócio contra o Covid-19 sob a curadoria do Mapa, em parceria com o Ministério da Saúde, que disponibiliza de forma rápida e ordenada alta quantidade e qualidade de recursos materiais, humanos e estruturais para reduzir a evolução da prevalência do Coronavírus no Brasil”, diz a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.
 
Segurança
 
Segundo informações do ministério, do total de laboratórios, 62 têm nível de biossegurança NB1, que não podem fazer a manipulação de material biológico. Outros 18 laboratórios possuem nível de biossegurança NB2, que podem ser cedidos para a rede de saúde para operar os ensaios. Quatro laboratórios têm nível máximo de biossegurança NB3, sendo que três têm condições de operar em nível 4 de segurança biológica, com o uso de escafandro, e dois deles (Campinas-SP e Pedro Leopoldo-MG) têm estrutura robotizada para o preparo das amostras e a realização dos ensaios.
 
“Eles podem ser disponibilizados para apoiar a rede de saúde a manusear o vírus ou para atividades que requerem a máxima proteção do operador, e para criação de centrais de preparo de amostras em grande escala”, completa a nota.
 
Agência Brasil
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet