Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
11:37:05
informe o texto

Notícias / Geral

25/03/2020 às 15:26

População reclama de corte de energia na quarentena; novos casos já são proibidos

Nesta terça-feira, a Aneel proibiu as concessionárias de energia de interromperem o abastecimento nas casas

Camilla Zeni

Moradores de Cuiabá e Várzea Grande denunciaram que, nos últimos dias, funcionários da Energisa fizeram o corte da energia elétrica de diversas casas da região. Eles questionam se, mesmo nesse momento de quarentena, a empresa poderia interromper os serviços.

Um dos vídeos denunciando o caso passou a circular pelas redes sociais na segunda-feira. Nele, um homem conta que é morador de Várzea Grande e tem quatro crianças pequenas na casa. No entanto, ainda assim teve a energia cortada.

O caso também foi exposto pelo vereador por Cuiabá, Dilemário Alencar (Pros). Segundo ele, a situação se repete nos bairros da capital, como Doutor Fábio, Três Barras e no Residencial Nova Canaã. 

“Hoje eu recebi várias denúncias de pessoas desesperadas com o corte da sua energia, pois como vão continuar fazendo a quarentena determinada pelo governo. Isso é um desrespeito da Energisa com o ser humano”, escreveu o parlamentar, nas redes sociais.

No entanto, conforme o Leiagora apurou, as interrupções de energia não estavam proibidas em nenhum dos decretos estaduais. O governador Mauro Mendes (DEM) chegou a explicar, em entrevista à TVCA nessa terça-feira (24), que não incluiu a proibição do corte de energia por entender que o serviço deve ser regulamentado pela União. 

Já no fim da tarde, após reunião do Comitê Setorial de Crise, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou que as concessionárias de abastecimento de energia não façam mais os cortes na energia de residências. A medida vale por 90 dias, considerando que o Brasil vive em estado de quarentena, com maior presença da população dentro de suas casas.

Depois da decisão, a Energisa informou que vai atender ao posicionamento da agência reguladora, mas pediu que os clientes que tiverem condições, mantenham seus pagamentos em dia. A assessoria informou ainda que faturamento dos gastos será feito normalmente. 

Cabe destacar que os cortes feitos antes da decisão permanecem válidos, sendo necessária a regularização do débito como medida para o religamento da energia.

Para orientação, a Energisa colocou à disposição dos clientes canais digitais como Whatsapp (65 9999 7974), aplicativo Energisa ON, e o site energisa.com.br, além do 0800 646 4196.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet