Cuiabá, segunda-feira, 30/03/2020
05:36:14
informe o texto

Notícias / Geral

25/03/2020 às 15:58

Governo abre canais para doação de recursos, equipamentos e mantimentos

População e empresários podem contribuir por depósitos ou doações

Leiagora

Governo abre canais para doação de recursos, equipamentos e mantimentos

Foto: Tchélo Figueiredo - SECOM/MT

O Governo de Mato Grosso abriu canais para que a população e o empresariado possam fazer doações para ajudar na prevenção e combate ao coronavirus.

Uma das frentes de atuação está sendo coordenada pela primeira-dama Virginia Mendes, com o programa Vem Ser Mais Solidário, que visa arrecadar cestas básicas e itens alimentícios, tais como arroz, feijão, óleo, macarrão, café, açúcar, sal, sardinha, farinha de trigo, extrato de tomate, café, além de itens de higiene pessoal (sabonete) e de limpeza (sabão em barra e água sanitária).

A arrecadação será destinada às famílias carentes e pessoas em vulnerabilidade social nos 141 municípios. Quem preferir poderá doar recursos diretamente na conta bancária especial, aberta exclusivamente para isso: Banco do Brasil. Agência 3834-2. Conta bancária número 1.042.810-0.

Já a Secretaria de Estado de Saúde pede doações de EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais), como máscaras de proteção, álcool 70% para uso dos profissionais de saúde e demais equipamentos, como respiradores e ventiladores mecânicos.

A doação de recursos financeiros para a Saúde pode ser feita pela conta do Fundo Estadual de Saúde: Banco do Brasil - Agência 3834-2, conta corrente 1.042.809-7, CNPJ 04.441.389/0001-61.

"Pedimos a colaboração da sociedade, das associações, dos empresários, de todos que possam colaborar de alguma forma. Estamos preparando toda a estrutura necessária para atender os prováveis pacientes e também tomando as medidas para auxiliar as pessoas que poderão ser impactadas. Precisamos unir esforços para minimizar ao máximo os danos do coronavírus", afirmou o governador Mauro Mendes.

Até o momento, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) já recebeu doação de 200 mil litros de álcool 70%, feita por empresas ligadas ao Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras. O produto está sendo engarrafado com o apoio de empresas parcerias e distribuído em unidades hospitalares e em órgãos públicos que continuam a operar durante este período.

A Sedec ainda recebeu da Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (Ampa) um lote de 400 mil máscaras para abastecer o estoque dos profissionais de saúde.

A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) também já articulou junto ao Ministério Público Estadual (MPE) a destinação de mais de R$ 7,4 milhões às ações contra o coronavírus, obtidos por meio de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) firmados entre empresas e o promotor de Justiça Joelson Maciel.

Desse total, R$ 1,2 milhão será destinado às ações sociais e todo o valor restante para a Saúde.

 
Lucas Rodrigues | Secom-MT

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet